Mercado de trabalho, desempenho acadêmico e o impacto sobre a satisfação universitária

Marucia Patta Bardagi, Claudio Simon Hutz

Resumo


http://dx.doi.org/10.5007/2178-4582.2012v46n1p183

A satisfação dos estudantes universitários com seu curso e profissão é multideterminada. Este estudo avaliou percepções quanto ao mercado de trabalho e ao desempenho acadêmico em relação aos índices de satisfação e probabilidade de evasão. Participaram 939 estudantes de 14 cursos de instituições públicas e privadas de ensino superior do Rio Grande do Sul (50,9% mulheres), entre 18 e 30 anos, que responderam a um questionário sociodemográfico e vocacional em aplicações coletivas. Houve associação entre avaliação negativa do mercado e do desempenho e maior probabilidade de evasão. Ainda, a avaliação do mercado e do desempenho variou de acordo com a área de formação. Salienta-se a necessidade de maior discussão na universidade sobre as relações entre desempenho acadêmico e profissional e sobre as condições do mercado de trabalho, aspectos importantes para a satisfação e permanência do aluno.


Palavras-chave


Mercado de trabalho; Desempenho acadêmico; Evasão; Satisfação acadêmica

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/2178-4582.2012v46n1p183

Direitos autorais 2012 Marucia Patta Bardagi, Claudio Simon Hutz

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

R. Ci. Hum. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil, ISSNe 2178-4582

Creative Commons License Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons

 

.