Percepções da comunidade universitária sobre o Bosque do Planetário – Campus Universitário da UFSC
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2012v46n2p383Resumo
Esse estudo buscou conhecer a percepção da comunidade universitária sobre uma importante área verde da UFSC, o Bosque do Planetário. Aplicou-se um questionário com 1292 sujeitos, entre professores, estudantes e servidores. Foram feitas análises do tipo descritivo e relacional. Como resultados tem-se que, a oportunidade de contato com a natureza (563 dos entrevistados),tranquilidade (404), silêncio (384), área de lazer (308) e, a privacidade (127) são os aspectos positivos apontados. Quase a totalidade 82,4% já ouviu falar do Bosque. Pouco mais da metade, 54,7%, já estiveram no local e, pouco menos da metade 45,3% não. 35% justificam não ir ao Bosque por não saber da sua existência e, 17,6% nunca ouviu falar, mas 68,6% gostariam de conhecê-lo. De fato, o Bosque tem sido evitado por problemas relacionados à segurança. Conclusivamente observa-se que uma importante área verde não vem recebendo atenção. Os futuros gestores poderiam qualificar o local como um parque, valorizando-o para atividades acadêmicas e desenvolvimento comunitário local e da cidade, prevenindo o uso inadequado da área.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.