A criança amada e odiada: uma análise do status controverso

Autores

  • Bruna Camillo Bonassi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Mauro Luis Vieira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Maria X. Faraco Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kenneth H Rubin University of Maryland

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n1p4

Resumo

A presente pesquisa objetiva: (a) caracterizar o status controverso em crianças diferenciando-o dos demais status e (b) relacionar este status social à percepção da criança sobre suas relações com amigos e pais e à percepção dos professores sobre a criança controversa.  Participaram do estudo 157 crianças (75 meninas) do quinto ano do ensino fundamental, provenientes de duas escolas públicas e seis de seus professores. Os dados analisados derivaram de dois instrumentos preenchidos pelos respondentes. Resultados das análises indicaram que 10,2% da amostra era composta por crianças controversas e avaliadas por seus pares como altamente aceitas e altamente rejeitadas e, por seus professores, como crianças de baixo retraimento social e alta autonomia. As crianças controversas que se percebiam alvo dos cuidados maternos também relataram maior intimidade com suas mães.  Esses e outros resultados são discutidos considerando-se a qualidade dos relacionamentos sociais e do bem estar psicológico da criança identificada como controversa.

Biografia do Autor

Bruna Camillo Bonassi, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante da graduação em psicologia - UFSC

 

Endereço para correspondência:

Prof. Dr. Mauro Luís Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Psicologia, Núcleo de Estudos e Pesquisas em Desenvolvimento Infantil, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade - Florianópolis - Santa Catarina – Brasil  CEP: 88040-900.  Tel. (+55) XX 3721 8606, maurolvieira@gmail.com

Mauro Luis Vieira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professor Dr. do Departamento de Psicologia da UFSC

Ana Maria X. Faraco, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora Dra. do Departamento de Psicologia da UFSC

Kenneth H Rubin, University of Maryland

Professor Ph.D da University of Maryland, USA

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Publicado

2014-01-03

Edição

Seção

Artigos