A criança amada e odiada: uma análise do status controverso
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n1p4Abstract
A presente pesquisa objetiva: (a) caracterizar o status controverso em crianças diferenciando-o dos demais status e (b) relacionar este status social à percepção da criança sobre suas relações com amigos e pais e à percepção dos professores sobre a criança controversa. Participaram do estudo 157 crianças (75 meninas) do quinto ano do ensino fundamental, provenientes de duas escolas públicas e seis de seus professores. Os dados analisados derivaram de dois instrumentos preenchidos pelos respondentes. Resultados das análises indicaram que 10,2% da amostra era composta por crianças controversas e avaliadas por seus pares como altamente aceitas e altamente rejeitadas e, por seus professores, como crianças de baixo retraimento social e alta autonomia. As crianças controversas que se percebiam alvo dos cuidados maternos também relataram maior intimidade com suas mães. Esses e outros resultados são discutidos considerando-se a qualidade dos relacionamentos sociais e do bem estar psicológico da criança identificada como controversa.
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