Lágrimas na chuva: reflexão epistemológica sobre desumanização e desperdício da tecnologia educacional
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n1p4Resumo
Este ensaio apresenta um trabalho de pesquisa que focaliza a descrição, o estabelecimento e a compreensão das relações entre o filme Blade Runner, dirigido Ridley Scott e lançado em 1982, e a circunscrição epistemológica da técnica educacional com base na filosofia da ciência de Bachelard e de uma aproximação teórica do problema da tecnologia no âmbito da educação de acordo com autores como Martin Heidegger, Álvaro Vieira Pinto e Pedro Demo. A investigação seguiu o método bachelardiano de partir do objeto poético para a crítica fundamentada no espírito científico. Assim, dois aspectos principais foram abordados: (i) articular o problema da tecnologia e as atividades relacionadas de forma poética, (ii) a concepção de uma reflexão critica sobre o devir psíquico e a evolução tecnológica. As análises permitiram identificar a importância de uma vigilância epistemológica da técnica educacional que pode preservar seu valor cientificamente confiável.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.