Lágrimas na chuva: reflexão epistemológica sobre desumanização e desperdício da tecnologia educacional

Autores

  • Filipe de Menezes Jesuino Jesuino UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Marcos Antonio Martins Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
  • Andréa Moura da Costa Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)
  • Gabrielle Silva Marinho UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n1p4

Resumo

Este ensaio apresenta um trabalho de pesquisa que focaliza a descrição, o estabelecimento e a compreensão das relações entre o filme Blade Runner, dirigido Ridley Scott e lançado em 1982, e a circunscrição epistemológica da técnica educacional com base na filosofia da ciência de Bachelard e de uma aproximação teórica do problema da tecnologia no âmbito da educação de acordo com autores como Martin Heidegger, Álvaro Vieira Pinto e Pedro Demo. A investigação seguiu o método bachelardiano de partir do objeto poético para a crítica fundamentada no espírito científico. Assim, dois aspectos principais foram abordados: (i) articular o problema da tecnologia e as atividades relacionadas de forma poética, (ii) a concepção de uma reflexão critica sobre o devir psíquico e a evolução tecnológica.  As análises permitiram identificar a importância de uma vigilância epistemológica da técnica educacional que pode preservar seu valor cientificamente confiável.

Biografia do Autor

Filipe de Menezes Jesuino Jesuino, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPEB)

FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FACED)

Marcos Antonio Martins Lima, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

Departamento de Fundamentos da Educação (DFE)

Faculdade de Educação (FACED)

Andréa Moura da Costa Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPEB)

FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FACED)

Gabrielle Silva Marinho, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (PPEB)

FACULDADE DE EDUCAÇÃO (FACED)

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Publicado

2014-04-02

Edição

Seção

Artigos