Ortega y Gasset: Universidade e Ciência

Autores

  • José Maurício de Carvalho Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Mauro Sérgio de Carvalho Tomaz Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2015v49n2p4

Resumo

Neste artigo investiga-se como o filósofo espanhol Ortega y Gasset associa os limites da razão científica com a crise de cultura que ele enxerga na Europa. Indica-se que este será o tema da célebre conferência de Husserl intitulada A crise da humanidade europeia e a Filosofia. Porém, fica esclarecido que a análise de Ortega é mais ampla que a realizada por Husserl. Ortega avalia que a vida inautêntica é o outro aspecto da crise de cultura que decorre, além do entendimento inadequado da ciência, do comportamento infantil e gozo irresponsável do homem massa. Logo, a análise orteguiana tem pontos comuns com a feita por Husserl, mas é mais ampla por incluir um elemento ontológico, ligado à condição do homem, à raiz da crise de cultura que então se experimentava.

Biografia do Autor

José Maurício de Carvalho, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

José Maurício de Carvalho é natural de São João del-Rei (MG), onde nasceu a 13 de julho de 1957. Graduou-se em Filosofia, Pedagogia e Psicologia pela Faculdade Dom Bosco (Universidade Federal de São João del-Rei). É Especialista e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Especialista em Filosofia Clínica pelo Instituto Packter de Porto Alegre, Doutor em Filosofia pela Universidade Gama Filho – Rio. Professor Titular do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.  Realizou estágios de pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (1994 - UNL), Portugal e, posteriormente, no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ (2000-2001). Desde o ano 2000 orienta bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e FAPEMIG, em seus projetos de pesquisa. Atuou na administração universitária como Assessor da Reitoria, Diretor da Divisão de Ensino, Pesquisa e Pós-Graduação, Diretor do Centro Científico, Coordenador do Curso de Filosofia, além de Chefe do Departamento de Filosofia, cargo que exerce atualmente. Integra o Conselho Científico das Revistas Educação e Filosofia (Universidade Federal de Uberlândia), Prometeu (Universidade Federal de Sergipe) e a Comissão Editorial da Revista Estudos Filosóficos (Universidade Federal de São João del-Rei). É membro da Academia de Letras de São João del-Rei, da Academia Mantiqueira de Estudos Filosóficos de Barbacena, do Instituto Brasileiro de Filosofia (SP) e do Instituto Luso Brasileiro de Filosofia (Lisboa). Presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural do Município de São João del-Rei, que integra desde sua fundação em 1999. Escreveu vinte e três livros e capítulos em outros treze, tem cerca de oitenta artigos e oitenta e seis resenhas publicadas. Escreveu ainda outros quarenta trabalhos publicados em Atas de encontros de natureza científica e tem quarenta e nove conferências publicadas.

Mauro Sérgio de Carvalho Tomaz, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ

Mauro Sérgio de Carvalho Tomaz é graduando em Filosofia na Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e bolsista de Iniciação Científica que tem como tema "Universidade e conhecimento no raciovitalismo de Ortega y Gasset". Faz parte do grupo de pesquisa Santos coordenado pelo professor José Maurício de Carvalho. Este grupo faz pesquisas em Ética e Filosofia Contemporânea. Seus integrantes são os doutores: Adelmo José da Silva, João Bosco Batista, José Luiz de Oliveira e José Maurício de Carvalho. Entre as ações mais destacadas do grupo, além das pesquisas e o oferecimento de bolsas de Iniciação Científica dos programas do CNPq e FAPEMIG, estão a organização do Colóquio Internacional Ortega y Gasset, em 2003, cujas atas foram publicadas naquele ano, a organização do livro: Problemas e teorias da ética contemporânea, editado como número 170 da coleção Filosofia da EDIPUCRS (2004) e do livro Poder e moralidade: o totalitarismo e outras experiências antiliberais na modernidade, editado pela Editora Annablume, de São Paulo (2012); a organização das VII e VIII Semana de Filosofia, cujas Atas foram publicadas em 2005 e 2006, respectivamente, e a organização dos VII, VIII e IX Colóquios Internacional Antero de Quental.

Referências

ÁLVARES, Juan Ramos. Crisis de creencias y revoluciones cientificas. Revista de Estudios Orteguianos. Madrid: Fundación Ortega y Gasset. , n. 6, 101-118, 2003.

AMOEDO, Margarida I. Almeida. José Ortega y Gasset: a aventura filosófica da educação. Lisboa: Imprensa Nacional - Casa da Moeda, 2002.

ARAÚJO, José Carlos de Souza (org.). Concepções de universidade nos séculos XIX e XX. Brasília: Liberlivro, 2011.

CARVALHO, José Mauricio de. Introdução à filosofia da razão vital de Ortega y Gasset. Londrina: CEFIL, 2002.

______. O século XX em El Espectador de Ortega y Gasset, a crise como desvio moral. Argumentos. Fortaleza: UFCE, 2 (4): 9-18, ago./dez. 2010.

______. Ética e direito no discurso político de Ortega y Gasset. Éthic@. Florianópolis: UFSC, 9 (17): 97-127, 2010.

______. Ética. São João del-Rei: UFSJ, 2010.

CARVALHO, José Mauricio de.; BESSA, Vanessa da Costa. Totalitarismo e ética em Ortega y Gasset. In: CARVALHO, José Mauricio de (org.). Poder e moralidade, o totalitarismo e outras experiências antiliberais na modernidade. São Paulo: Annablume, 2012.

______. Ortega y Gasset: crise da Espanha e problemas políticos. In: CASTRO LEAL, Ernesto (org.). Monarquia e República. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2012.

______. Ética e Direito no discurso político de Ortega y Gasset. Kalagatos, Revista de Filosofia. Fortaleza: UECE, 9 (17): 97-127, Inverno 2012 (eletr. ISSN 1984-9206).

HUSSERL, Edmund. A crise da humanidade europeia e a Filosofia. Introdução e comentários de Urbano Zilles. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

ORTEGA Y GASSET, José. España Invertebrada. Obras Completas. v. III, 2. reimpresión, Madrid: Alianza, 1994.

______. La rebelión de las masas. Obras Completas. v. IV, 2. reimpresión, Madrid: Alianza, 1994.

______. Misión de la Universidad. Obras Completas. v. IV, 2. reimpresión, Madrid: Alianza, 1994.

______. Vicisitudes en las ciencias. Obras Completas. v. IV, 2. reimpresión, Madrid: Alianza, 1994.

______. Las ciencias en rebeldia. Obras Completas. v. IV, 2. reimpresión, Madrid: Alianza, 1994.

______. Sobre el estudiar y el estudiante. Obras Completas. v. IV, 2. reimpresión, Madrid: Alianza, 1994.

______. El imperialismo de la Física. Obras Completas. v. IV, 2. reimpresión, Madrid: Alianza, 1994.

______. En torno a Galileo. Obras Completas. v. V, 2. reimpresión, Madrid: Alianza, 1994.

______. Conversión de la Física en Geometria. Obras Completas. v. V, 2. reimpresión, Madrid: Alianza, 1994.

______. La idea de principio en Leibniz y la Evolucion de la teoria deductiva. Obras Completas. v. VIII, 2. reimpresión, Madrid: Alianza, 1994.

______. Investigações de Psicologia. Obras Completas. v. XII, 2. reimpresión, Madrid: Alianza, 1997.

PADORNO, Margarita Marqués. La misión de la universidad al servicio de la necessidad pública. Revista de Estudios Orteguianos. Madrid: Fundación Ortega y Gasset. v. II, n. 2, 193-196, 2001.

ROTHEN, José Carlos. A universidade e sua missão segundo Ortega y Gasset. In:

TOMAZ, M. S. de C.; CARVALHO, J. M. de. Misión de la Universidad. In: Nova Águia. Portugal: Zéfiro, 2014. P. 256 – 258.

_____________. Resenha de Sistema de la Psicologia de Ortega y Gasset. São João del-Rei: UFSJ, 2014. p. 145 - 148.

Downloads

Publicado

2015-11-15

Edição

Seção

Artigos