Autonomia apesar da dependência: a construção de uma Antropologia Dimensional no diálogo entre Frankl e Hartmann
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n2p478Resumo
O artigo se trata de um estudo teórico onde são apresentados alguns pontos da Ontologia Dimensional de Nicolai Hartmann e a relação destes com a Antropologia Ontológico-Dimensional de Viktor Frankl. Além dos pontos em que se percebe uma clara influência de Hartmann no pensamento frankliano, procurou-se chegar a elementos do pensamento do primeiro para além daquilo que serve de fundamento à Logoterapia. Quanto à influência de Hartmann, concluiu-se pela centralidade de sua Ontologia Dimensional no esquema frankliano, atestada pelas concessões ao condicionamento “psicofísico” e pela crítica ao pandeterminismo e ao reducionismo. O resultado é a fórmula: “autonomia apesar da dependência”. Quanto aos elementos que estão para além daquilo que serve de fundamento à Logoterapia, perceberam-se possibilidades fecundas de diálogo, como por ocasião da discussão em torno da vida espiritual “a-temporal” e do “espírito objetivo”.
Referências
BÖSCHEMEYER, U. Fundamentos, diretrizes e métodos de trabalho da logoterapia. In: FRANKL, V., et al. Dar sentido à vida: a logoterapia de Viktor Frankl. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990. p. 33-45.
FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da personalidade. São Paulo: HABRA, 1986.
FRANKL, V. Fundamentos antropológicos da psicoterapia. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
______. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. Aparecida, SP: Santuário, 1989.
______. A questão do sentido em psicoterapia. Campinas: Papirus, 1990.
______. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.
HARTMANN, N. El problema del ser espiritual: investigaciones para la fundamentación de la filosofía de la historia y de las ciencias del espíritu. Buenos Aires: Leviatán, 2007.
LUKAS, E. Logoterapia: a força desafiadora do espírito. São Paulo: Loyola, 1989.
MALIANDI, R. Prefácio. In: HARTMANN, N. El problema del ser espiritual: investigaciones para la fundamentación de la filosofía de la historia y de las ciencias del espíritu. Buenos Aires: Leviatán, 2007. p. 23-40.
PETER, R. Viktor Frankl: a antropologia como terapia. São Paulo: Paulus, 1999.
SKINNER, B. F. Sobre o Behaviorismo. 8. ed. São Paulo: Cultrix, 2003.
XAUSA, I. A. D. M. A psicologia do sentido da vida. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1988.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.