Design em paralaxe: uma discussa?o sobre a coexiste?ncia de diferentes abordagens do design na contemporaneidade

Autores

  • Patrícia Feronha Wielewicki Faculdade de Belas Artes - FBAUP, Universidade do Porto, Portugal
  • Rui Miguel Ferreira Roda Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS, Brasil e Politecnico di Milano, Italia

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n2p548

Resumo

Com base na polêmica obra Design and Crime: and other diatribes, de Hal Foster, que aponta o design como um instrumento de modulação cultural e agente promotor de consumo, este trabalho estabelece um debate entre teóricos do campo do design e de outras áreas do saber buscando discutir o “crime do design” sugerido pelo autor. Por meio de revisão de literatura, são abordados os temas: identidade, valor e função no design; e propõe-se o ‘design em paralaxe’ como um conceito capaz de contribuir para a reflexão sobre as recorrentes caracterizações estereotipadas do design. As conclusões apontam para a necessidade de aprofundamento da reflexão sobre a posição do design frente ao cenário complexo e paradoxal da contemporaneidade, e sinalizam a coexistência de diferentes abordagens do design, assumido neste trabalho como um campo de atuação multifacetado com contornos pouco nítidos.

Biografia do Autor

Patrícia Feronha Wielewicki, Faculdade de Belas Artes - FBAUP, Universidade do Porto, Portugal

Integrante do grupo de pesquisa "Design estratégico e cultura de projeto" - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Brasil). Contribui para o Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura - ID+ - Universidade do Porto e Universidade de Aveiro (Portugal).

Rui Miguel Ferreira Roda, Universidade do Vale do Rio dos Sinos -UNISINOS, Brasil e Politecnico di Milano, Italia

Professor e pesquisador em Design na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - Porto Alegre, Politecnico de Milão – Itália e Universidade de Aveiro - Portugal. PhD em Design pelo Politecnico di Milano (2007), Itália. Membro da Portuguese Architectural Association. Participa em projetos desenvolvidos em várias companhias de design (e.g. Sottsass Associati) e redes de investigação nas referidas instituições. Interesses de pesquisa: design estrategico para a reutilização de prédios abandonados, design participativo, co-design e colaboração criativa na contemporaneidade.

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.

BAYAZIT, Nigan. Investigating Design: A Review of Forty Years of Design Research. Design Issues, v. 20, n. 1, p.16-29, winter. 2004.

BONSIEPE, Guy. Tendências e antitendências no design industrial. In: DE MORAES, Dijon; CELASCHI, Flaviano (Org.) Caderno de estudos avançados em design: Design e Humanismo. Vol. 7. Barbacena: EdUEMG, 2013. p. 61-69.

BROADBENT, John. Generations in Design Methodology. The Design Journal, v. 6, n. 1, p.2-13, March. 2003.

BROWN, Tim. Design Thinking: uma metodologia poderosa para decretar o fim de velhas ideias. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: Cosac Naify, 2013.

CELASCHI, Flaviano; CELI, Manuela; GARCÍA, Laura Mata. The Extended Value of Design: An Advanced Design Perspective. Design Management Journal, v. 6, n. 1, p. 6-15, October. 2011.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

DE MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Edgard Blucher, 2010.

FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: Por uma filosofia do design e da comunicação. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

FOSTER, Hal. Design and Crime : and other diatribes. London: Verso, 2002.

FRAYLING, Christopher. Research in Art and Design. Research Papers: Royal College of Art, v. 1, n.1, p. 1-5. 1993/1994.

LIPPMANN, W. Public Opinion. New York: Free Press, 1961.

MAALOUF, Amin. As Identidades assassinas. Lisboa : Difel, 2009.

MAFFESOLI, Michel. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 1996.

MANZINI, Ezio. Metaprojeto hoje: guia para uma fase de transição. In: DE MORAES, Dijon. Metaprojeto: o design do design. São Paulo: Blucher, 2010. Prefácio, p. IX-XIII.

MARGOLIN, Victor. Global Expansion or Global Equilibrium? Design and the World Situation. Design Issues, v. 12, n. 2, p. 22-32, Summer. 1996.

MARGOLIN, Victor. Design e risco de mudança. Vila do Conde / Matosinhos: Verso da História / ESAD, 2014.

MATURANA, Humberto; VARELA, Francisco. A árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 2001.

MERONI, Anna. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, v.1, p. 31-38, July/Dec. 2008.

NICOLESCU, Basarab. O Manifesto da Transdisciplinaridade. Lisboa: Hugin, 2000.

PAPANEK, Victor. Design for the Real World: Human Ecology and Social Change. New York: Pantheon Books, 1971.

PORTO EDITORA (Portugal). Dicionário da Língua Portuguesa com Acordo Ortográfico. Porto: Porto Editora, 2003. Disponível em: <http://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/paralaxe>. Acesso em: 17 jul. 2015.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos