Psicanálise e universidade: a proposta do LAPCIP
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e39872Resumo
O artigo busca situar, sob a ótica de Freud e Lacan, algumas dificuldades e possibilidades da inserção da psicanálise na universidade. Partimos da história da entrada da psicanálise no Brasil, apresentando na sequência as contribuições de Freud e de Lacan sobre o ensino da psicanálise nesse âmbito. Diferenciamos ensino de transmissão, discurso científico e discurso da psicanálise. Sustentamos que a transmissão se dá para além do ensino e que o discurso da psicanálise busca evidenciar e questionar os lugares da verdade presentes no discurso científico. Em seguida, na busca de um lugar para a psicanálise na universidade, apresentamos uma proposta de inserção pela via do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP) da Universidade Federal de Santa Catarina. Concluímos que dar um lugar à psicanálise na universidade é sempre uma aposta guiada pelo desejo, que não implica no fechamento para outras possibilidades.
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