Psicanálise e universidade: a proposta do LAPCIP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e39872

Resumo

O artigo busca situar, sob a ótica de Freud e Lacan, algumas dificuldades e possibilidades da inserção da psicanálise na universidade. Partimos da história da entrada da psicanálise no Brasil, apresentando na sequência as contribuições de Freud e de Lacan sobre o ensino da psicanálise nesse âmbito. Diferenciamos ensino de transmissão, discurso científico e discurso da psicanálise. Sustentamos que a transmissão se dá para além do ensino e que o discurso da psicanálise busca evidenciar e questionar os lugares da verdade presentes no discurso científico. Em seguida, na busca de um lugar para a psicanálise na universidade, apresentamos uma proposta de inserção pela via do Laboratório de Psicanálise, Processos Criativos e Interações Políticas (LAPCIP) da Universidade Federal de Santa Catarina. Concluímos que dar um lugar à psicanálise na universidade é sempre uma aposta guiada pelo desejo, que não implica no fechamento para outras possibilidades.

Biografia do Autor

Louise Amaral Lhullier, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil

Psicanalista. Doutora em Psicologia pela PUC-SP.

Professora do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Ana Lúcia Mandelli de Marsillac, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil

Psicanalista. Doutora em Psicologia pela UFRGS.

Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Patrícia Simões de Almeida Justo da Silva, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil

Mestra em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil 

Letícia Vier Machado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo, bolsista do CNPq, São Paulo/SP, Brasil

Alana Dallacosta Fantin, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis/SC, Brasil

Referências

ALBERTI, S.; ELIA, L. Clínica e pesquisa em Psicanálise. Rio de Janeiro: Rios Ambiciosos, 2000. 154 p.

BAUMAN, Z. Em busca da política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

CARNEIRO, H.F.; PINTO, P.J.C. A trasmissão da psicanálise na universidade a partir do estudo de casos clínicos. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v.15, n.3, p.172-188, ago. 2009.

FIGUEIREDO, A.C. Psicanálise e Universidade: reflexões sobre uma conjunção ainda possível. Fractal Revista de Psicologia, Niterói, v.20, n.1, p. 237-252, jan./jun. 2008.

FONTENELLE, L.; BARRETO, C.M.E.; VIEIRA FILHO, M.F. Alcances e limites da transmissão da psicanálise na universidade: reflexões a partir das ações desenvolvidas pelo Laboratório de Psicanálise da UFC. Revista de Psicologia, Fortaleza, v.2. n.2 p.161-166, jul./dez. 2011.

FREUD, S. 1919[1918]. Sobre la enseñanza del psicoanalisis en la universidad. v.3, 1973, p.2454-2456.

FREUD, S. 1919[1918]. Sobre o ensino da psicanálise nas universidades. Edição Standard das Obras psicológicas completas de Sigmund Freud, Rio de Janeiro, Imago, 1996, p.185-189.

FREUD, S. [1920]. Além do princípio do prazer. Obras Completas de Sigmund Freud, vol. 14. São Paulo: Companhia das Letras, 2010, p.161-240

FREUD, S. 1933[1932]. Novas conferências introdutórias sobre psicanálise. Edição Standart das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v.22. Rio de Janeiro: Imago, 2006.

LACAN, J. [1957]. A psicanálise e seu ensino. In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1998.

LACAN, J. [1970]. Alocução sobre o ensino. In: LACAN, J. Outros Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 2003.

MEZAN, R. Que significa pesquisa em psicanálise? In: MEZAN, R. A sombra de D. Juan e outros ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1993, p.85-118.

MILLER, J-A. [1981]. A psicanálise na universidade. In: MILLER, J-A. Lacan elucidado - palestras no Brasil. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1997, p. 112-120.

MILLER, J-A. [1979]. Percurso de Lacan: uma introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos