Educação em valores morais: práticas de profissionais no contexto escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e42000

Palavras-chave:

Educação em valores morais, Escola, Práticas pedagógicas

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar práticas de educação em valores morais (EVM) em escolas públicas estaduais de ensino fundamental (6.º ao 9.º ano) e médio do Espírito Santo. Analisa os dados extraídos das respostas a um questionário, que pôde ser preenchido de forma impressa ou on-line, aplicado a 92 profissionais da educação. Informa que (1) as práticas enfatizaram, majoritariamente, o tema dos valores sociais; (2) o assunto mais trabalhado, dentro de valores morais e éticos, referiu-se a respeito; (3) a maior parte das experiências teve duração igual ou superior a 12 meses e (4) como procedimento de trabalho para a EVM os métodos ativos foram os mais utilizados. Os dados obtidos neste estudo têm implicações práticas, podendo servir de subsídios para a implementação de políticas públicas cuja finalidade seja a capacitação e o aperfeiçoamento dos educadores no que diz respeito à EVM

Biografia do Autor

Heloisa Moulin de Alencar, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Pós-Doutora pela University of California, Berkeley. Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil

Barbara Frigini De Marchi, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Psicóloga efetiva da Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES, Brasil

Leandra Lúcia Moraes Couto, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com bolsa de financiamento da FAPES. Mestre em Psicologia pelo PPGP da UFES, Vitória, ES, Brasil

Mariana Santolin Romaneli, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Psicóloga, Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, ES, Brasil

Mayara Gama de Lima, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, ES

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGP) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), com bolsa de financiamento do CNPq. Mestre em Psicologia pelo PPGP da UFES, Vitória, ES, Brasil

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos