Qualidade de vida no trabalho
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este artigo, originado da Pesquisa: Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo de caso na UFSC, tem como objetivo principal analisar como se caracteriza a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), na percepção dos servidores e dirigentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A opção pelo tema da pesquisa justifica-se por ser essencial a qualquer organização que tenha por meta a satisfação, o desenvolvimento e a produtividade de seus trabalhadores, bem como a implantação de programas de qualidade e /ou produtividade, pois QVT tem sido foco de, relativamente poucos, trabalhos acadêmicos com aplicação em universidades públicas. A metodologia adotada é predominantemente qualitativa e este estudo caracteriza-se por ser do tipodescritivo / exploratório, privilegiando o estudo de caso, como modo de investigação. Para o desvelamento da pergunta desta pesquisa, foram utilizadas as oito categorias de WALTON (1973), como norteadoras na caracterização do que é QVT. Os resultados mostraram que, para os servidores e dirigentes da UFSC, QVT caracteriza-se pela presença de boas condições de trabalho (aspectos fisicos e sociais) e satisfação no trabalho, entendida aqui como extensão da qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.