Qualidade de vida no trabalho

Autores

  • Carla Cristina Dutra Búrigo Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo, originado da Pesquisa: Qualidade de Vida no Trabalho: um estudo de caso na UFSC, tem como objetivo principal analisar como se caracteriza a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), na percepção dos servidores e dirigentes da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A opção pelo tema da pesquisa justifica-se por ser essencial a qualquer organização que tenha por meta a satisfação, o desenvolvimento e a produtividade de seus trabalhadores, bem como a implantação de programas de qualidade e /ou produtividade, pois QVT tem sido foco de, relativamente poucos, trabalhos acadêmicos com aplicação em universidades públicas. A metodologia adotada é predominantemente qualitativa e este estudo caracteriza-se por ser do tipodescritivo / exploratório, privilegiando o estudo de caso, como modo de investigação. Para o desvelamento da pergunta desta pesquisa, foram utilizadas as oito categorias de WALTON (1973), como norteadoras na caracterização do que é QVT. Os resultados mostraram que, para os servidores e dirigentes da UFSC, QVT caracteriza-se pela presença de boas condições de trabalho (aspectos fisicos e sociais) e satisfação no trabalho, entendida aqui como extensão da qualidade de vida.

Biografia do Autor

Carla Cristina Dutra Búrigo, Servidora técnico-administrativa da Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1986), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Atualmente é pedagogo da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, formação de professores, universidade pública federal brasileira, recursos humanos e qualidade de vida no trabalho. Certificado pelo autor em 23/01/12

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Publicado

1997-01-01

Edição

Seção

Artigos