O objeto em Bertrand e Salgado

Autores

  • Alcebiades Muniz Neto Mestrando em Comunicação na UNB

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Tanto Sebastião Salgado quanto Yan Arthus Bertrand estão mapeando o mundo num descomunal trabalho de captação de imagens. Fotografamo
Homem em todas os lugarejos da terra, por menor que sejam. Mas por que  Salgado é tão mais celebrizado? Talvez a resposta esteja na relação
"sujeito-objeto". "Conhecer, no vocabulário de Salgado, é fotografar''. Os pressupostos de cada um dos dois fotOgrafos, revelam-se nessa forma de mediação. E ate certo ponto, elas se parecem, ambas as posições. Subjaz algo de modernista. Na posição de Bertrand, macro referencializada, ele apanha conjuntos sob um ponto de vista incomum. Parece um projeto baseado na superioridade do homem sobre o planeta/natureza, o e ai
o dado moderno. Ja Salgado diz que é preciso descer. Enquanto participe, esta imerso em sons, aromas, gestos e reapropriações. Aproximar-se
do objeto obriga o sujeito a tomar uma posição.

Biografia do Autor

Alcebiades Muniz Neto, Mestrando em Comunicação na UNB

Mestrando em Comunicação na UNB

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Publicado

1998-01-01

Edição

Seção

Artigos