O objeto em Bertrand e Salgado
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Tanto Sebastião Salgado quanto Yan Arthus Bertrand estão mapeando o mundo num descomunal trabalho de captação de imagens. FotografamoHomem em todas os lugarejos da terra, por menor que sejam. Mas por que Salgado é tão mais celebrizado? Talvez a resposta esteja na relação
"sujeito-objeto". "Conhecer, no vocabulário de Salgado, é fotografar''. Os pressupostos de cada um dos dois fotOgrafos, revelam-se nessa forma de mediação. E ate certo ponto, elas se parecem, ambas as posições. Subjaz algo de modernista. Na posição de Bertrand, macro referencializada, ele apanha conjuntos sob um ponto de vista incomum. Parece um projeto baseado na superioridade do homem sobre o planeta/natureza, o e ai
o dado moderno. Ja Salgado diz que é preciso descer. Enquanto participe, esta imerso em sons, aromas, gestos e reapropriações. Aproximar-se
do objeto obriga o sujeito a tomar uma posição.
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