A teoria de Pierre Bourdieu aplicada is pesquisas sobre a grande burguesia: uma metodologia plural para uma abordagem pluridisciplinar'

Autores

  • Michel Pinçon Michel Pinçon CSU - IRESCO - CNRS - Paris (France)
  • Monique Pinçon-Charlot CSU - IRESCO - CNRS - Paris (France)

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

A teoria de Pierre Bourdieu pretende superar as oposições entre o subjeti- vismo e o objetivismo, o individuo e a sociedade, a liberdade e o determi- nismo analisando o social como existindo sob duas modalidades. De um lado nos agentes sociais, sob a forma das disposições do habitus. De outro lado, no mundo, sob a forma de objetos (bens econômicos...) ou de produções culturais (textos juridicos...). Esta abordagem supõe uma postura pluridisciplinar para a qual são mobilizadas a psicologia, a economia, a história, a geografia. Isto implica na adoção de uma metodologia diversi-ficada que utiliza tanto as abordagens qualitativas quanto as abordagens quantitativas.

Biografia do Autor

Michel Pinçon Michel Pinçon, CSU - IRESCO - CNRS - Paris (France)

Nascido em Lonny 08, 1942. Michel Pinçon,fils d'un ouvrier polisseur, devenu employé de banque, mère femme de ménage, est maître d'internat dès 1960, alors qu'il est en classe de philo à Charleville. Pinçon Michel, filho de um polidor de trabalhador, tornou-se um funcionário do banco, dona de casa mãe, estava embarcando mestre em 1960, enquanto na aula de filosofia em Charleville. Faculté des Lettres de Lille, études de sociologie avec Bourdieu, Castel, Chamborédon, Isambert, Tréanton. Faculdade de Letras de Lille, estudou sociologia com Bourdieu, Castel, Isambert Chamboredon, Tréanton. Service militaire au Maroc 1967-1969: coopération. O serviço militar em Marrocos 1967-1969: a cooperação. 1970: maîtrise avec Passeron sur les fonctions de classe de la culture française au Maroc (en coll avec Monique Pinçon-Charlot). 1970: Mestre Passeron com as características de classe da cultura francesa no Marrocos (em colaboração com Monique Pinçon-Charlot). Entrée au Centre de Sociologie Urbaine, association 1901. A entrada para o Centro de Sociologia Urbana, Associação 1901. Nombreuses recherches sous contrat avec les administrations centrales (recherche urbaine). Muita pesquisa sob contrato com o governo central (Pesquisa Urbana). Intégration au CNRS en 1978. Integração no CNRS em 1978. Travaille avec M. Pinçon-Charlot dès 1987. Trabalhar com o Sr. Pinçon-Charlot, em 1987. Travaux sur bourgoisie et Paris, effort de valorisation: presse écrite et télé. Burguesia e trabalho em Paris, os esforços para melhorar: a impressa ea televisão.

Monique Pinçon-Charlot, CSU - IRESCO - CNRS - Paris (France)

CSU - IRESCO - CNRS - Paris (France)

Downloads

Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Artigos