Aprendendo a tecer a renda que o tece: apropriação da atividade e constituição do sujeito na perspectiva histórico-cultural

Autores

  • Andréa Vieira Zanella Departamento de Psicologia - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Neste trabalho são apresentadas algumas reflexões a respeito da complexa temática "constituição do sujeito", originadas em estudo sobre a apropriação
de uma atividade artesanal que se encontra em franco processo de declínio. O foco da investigação foi a relação professora-aluna de renda de bilro, as significações veiculadas, produzidas e apropriadas no contexto de "sala de aula" e as inter-relações destas tanto com história do sujeito aprendiz quanto da atividade.

Biografia do Autor

Andréa Vieira Zanella, Departamento de Psicologia - UFSC

Professora associada da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (1986), mestrado (1992) e doutorado (1997) em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estudos pós-doutorais na Università Degli Studi di Roma La Sapienza, em 2009, e estudos complementares nesse mesmo ano na UFRGS. Foi co-editora da Revista Psicologia & Sociedade entre 2008 e 2011 e atualmente integra a direção nacional da ABRAPSO. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social e Educacional e desenvolve projetos de pesquisa e extensão com os seguintes temas: relações estéticas, éticas e processos de criação; psicologia social e arte; educação estética. Resultados desses projetos estão disponíveis em livros, capítulos de livros e artigos, vários destes disponíveis on-line. Certificado pelo autor em 26/03/12

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Publicado

1999-01-01