Ascetismo jesuítico e disciplina escolar

Autores

  • Norberto Dallabrida Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

O artigo propõe-se analisar as operações de distribuição e avaliação do conhecimento escolar implementadas no Ginásio Catarinense, sob a direção e a docência de padres jesuítas, entre 1906 e o inicio dos anos trinta. A maquinaria escolar jesuítica, baseada na "Rati o Studiorum"— método pedagógico formulado no bojo da "Contra-Reforma" e reestruturado no século XIX —, colocava em marcha dispositivos disciplinares tais como o controle do espaço, a escanção do tempo, o exercício regular, a emulação, o sistema de premiação, a vigilância panóptica, os castigos modernos. Essa disciplina escolar procurava produzir sujeitos morigerados, produtivos e regulados das elites catarinenses e do sexo masculino, contribuindo para reproduzir a desigualdade social.

Biografia do Autor

Norberto Dallabrida, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor  na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Mais informações no Currículo Lattes.

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Publicado

2001-01-01

Edição

Seção

Artigos