Pulsão e cognição: categorias da motivação na aprendizagem

Autores

  • Christiane Kleinübing Godoi Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Discutem-se os aspectos cognitivos e pulsionais que engendram os motivos humanos associados à aprendizagem. A teoria psicanalítica e o cognitivismo sustentam a hipótese da constituição do fenômeno motivácional, mais especificamente, da motivação na aprendizagem, a partir das categorias pulsional e cognitiva. De um lado, a motivação foi pensada como mediação sempre emocional do conhecimento, colocando a dimensão afetivopulsional como intrínseca ao ato cognitivo. De outro, manteve-se a hipótese do emparelhamento entre as dimensões afetiva e cognitiva na formação dos motivos para a aprendizagem. A categoria social irrompe na construção teórica como a finalidade última da motivação.

Biografia do Autor

Christiane Kleinübing Godoi, Universidade do Vale do Itajaí

Possui Graduação em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina - ESAG; Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina; Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado Sanduíche na Universidade do Minho, Portugal. É professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Vale do Itajaí - PPGA/UNIVALI.

Mais informações no Currículo Lattes.

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Publicado

2002-01-01

Edição

Seção

Artigos