Pulsão e cognição: categorias da motivação na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Discutem-se os aspectos cognitivos e pulsionais que engendram os motivos humanos associados à aprendizagem. A teoria psicanalítica e o cognitivismo sustentam a hipótese da constituição do fenômeno motivácional, mais especificamente, da motivação na aprendizagem, a partir das categorias pulsional e cognitiva. De um lado, a motivação foi pensada como mediação sempre emocional do conhecimento, colocando a dimensão afetivopulsional como intrínseca ao ato cognitivo. De outro, manteve-se a hipótese do emparelhamento entre as dimensões afetiva e cognitiva na formação dos motivos para a aprendizagem. A categoria social irrompe na construção teórica como a finalidade última da motivação.Downloads
Published
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons