Enriquecimento ambiental, privação social e manipulação neonatal

Autores

  • Carlos Roberto de Oliveira Nunes Universidade Regional de Blumenau
  • Rogério F. Guerra Universidade Federal de Santa Catarin
  • Vera Sílvia Raad Bussab Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Muitos estudos têm demonstrado os efeitos do enriquecimento ambiental, privação social e manipulação neonatal sobre o desenvolvimento do comportamento e aquisição de habilidades cognitivas. De fato, as intervenções precoces podem afetar a sociabilidade, aprendizagem, desenvolvimento físico e neurogênese em algumas espécies de roedores. A despeito das dificuldades metodológicas nos procedimentos experimentais, estes estudos promovem uma nova compreensão a respeito da organização do comportamento e plasticidade cerebral. Foram analisados os papéis de diferentes tipos de estimulação ambiental para a compreensão da organização cerebral e comportamento humano.

Biografia do Autor

Carlos Roberto de Oliveira Nunes, Universidade Regional de Blumenau

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Docente de tempo integral da Universidade Regional de Blumenau (FURB).

Mais informações no Currículo Lattes.

Rogério F. Guerra, Universidade Federal de Santa Catarin

"Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho, Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo, Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Vera Sílvia Raad Bussab, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Graduação em Licenciatura pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo e Doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professor titular da Universidade de São Paulo.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2003-01-01

Edição

Seção

Artigos