Representações sociais sobre meio ambiente de alunos que cursam Engenharia Ambiental

Autores

  • David José Diniz Universidade Federal de Engenharia de Itajubá
  • Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano Universidade Federal de Engenharia de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Estudo que objetiva apresentar as representações sociais (RSs), ou seja, a visão de meio ambiente de alunos de Engenharia Ambiental, que durante a realização da pesquisa cursavam o primeiro e o quarto ano do referido curso, na Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI-MG). Além de identificar possíveis alterações nas RSs em meio ambiente, provocadas pelo curso e por suas disciplinas, outro objetivo da metodologia aplicada, em um segundo momento, foi identificar e sugerir, quando pertinentes, mudanças curriculares. Nesse sentido, inserir o humano positivamente torna-se imprescindível para a construção de uma representação social de meio ambiente, que s, a condizente com as necessidades de se formar profissionais de engenharia conscientes de seu papel na sociedade atual.

Biografia do Autor

David José Diniz, Universidade Federal de Engenharia de Itajubá

Possui Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Itajubá e Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Atualmente atua como Gerente da Unidade Educacional da Fundação Roge, Diretor do Centro Educacional LIMASSIS nesta mesma instituição.

Mais informações no Currículo Lattes.

Rita de Cássia Magalhães Trindade Stano, Universidade Federal de Engenharia de Itajubá

Possui Graduação em Pedagogia pela Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá, Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor adjunto 4 da Universidade Federal de Itajubá, docente do Mestrado de Ensino de Ciências e coordenadora do curso de especialização a distância em Gestão de Pessoas e de Projetos Sociais.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2004-01-01

Edição

Seção

Artigos