Comportamentos de lazer entre estudantes do ensino superior em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O lazer, além de ser caracterizado por tipos específicos de atividades ou tempo livre de obrigações, também pode ser caracterizado por experiências significativas e satisfatórias ou por combinações de atividades, tempo e experiência. A partir disso, este trabalho relata o desenvolvimento de um inventário de comportamentos de lazer, que permite conhecer as atividades com que os jovens ocupam seu tempo livre, a satisfação a eles proporcionada e, ainda, identifica possíveis estilos funcionais de lazer. Para tanto, utiliza uma amostra de conveniência, constituída por 196 estudantes do Ensino Superior, 63,3% do sexo feminino e 69,4% com idade entre 19 e 22 anos. Tal inventário de auto-resposta é composto por 46 atividades, reunidas em seis grupos: Atividades Sociais, Esportivas, de Ar Livre, Eventos Culturais, Passatempos e Mídia. Os resultados sugerem a existência de quatro perfis de lazer, que variam num crescendo de inatividade/atividadeDownloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.