A escola e a rua: interação possível?

Autores

  • Solange Cristina da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Educação, Rua, Escola, Meninos de rua, Exclusão

Resumo

Este artigo discute a relação entre o "mundo da rua" e o "mundo da escola", fomentada a partir de uma pesquisa qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso, realizado com adolescentes abrigados com passagem pela rua, visando a compreender os significados construídos por eles com relação à escola e à rua. Ficou evidente que é preciso alterar a organização da escola, sua estrutura e suas relações, de modo a criar mecanismos que não somente garantam o acesso dessas crianças e adolescentes das classes populares à escola e a permanência deles nela, mas que principalmente assegurem a eles participação efetiva e contemplem aspectos da vivência de rua, valorizando a criatividade, a cultura e as necessidades deles, tornando possível assim a interação entre a escola e a rua.

Biografia do Autor

Solange Cristina da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora titular da Universidade do Estado de Santa  Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2005-01-01

Edição

Seção

Artigos