A cultura como elemento das estratégias de uma organização do ramo hoteleiro

Autores

  • Narbal Silva Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

As intensas mudanças no ambiente externo despertam para a importância dos valores fundamentais que orientam as estratégias nas organizações. Calcados nessa premissa realizamos um estudo, cuja finalidade foi a de analisar as percepções dos gerentes de uma empresa do ramo hoteleiro, dos pressupostos culturais vigentes na mesma. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso. As categorias de cultura organizacional utilizadas no estudo foram as seguintes: Natureza da verdade e da realidade, Natureza das atividades humanas, Natureza da natureza humana. Natureza dos relacionamentos humanos e Relacionamento com o ambiente. A amostra do tipo intencional foi composta de onze gerentes, coincidindo com a população. Os conteúdos foram obtidos via aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturada. Em seguida, foram reagrupados nas cinco categorias de cultura organizacional. A análise categorial temática foi utilizada como técnica de análise de conteúdo. Os resultados indicaram ausência de consistência entre algumas categorias. Os desencontros contrariam a literatura, uma vez que, entre as premissas culturais deve existir coerência. Sugere-se a ampliação da investigação para corroborar ou refutar os resultados.

Biografia do Autor

Narbal Silva, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho. Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor Associado I do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações no Currículo Lattes.

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Publicado

2000-01-01