Produção de conhecimento em representações sociais na enfermagem

Autores

  • Antônia Regina F. Furegato EERP/USP
  • Márcia N. Ogata UFSC
  • Maria Jésia Vieira UFS

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Enfermagem, Saúde mental, Representações sociais

Resumo

O Grupo de Estudos em Representações Sociais — GERES vem, desde 1994, reunindo profissionais interessados em estudar a Teoria das Representações Sociais assim como realizar, discutir e analisar pesquisas e trocar experiências, divulgando os conhecimentos produzidos. O GERES tem propiciado o intercambio com especialistas e estimulado o estudo e o desenvolvimento de pesquisas em representações sociais. Reunindo as dissertações e teses que se qualificam como estudos em representações sociais, produzidos por enfermeiros, nos últimos cinco anos, nos propusemos a efetuar uma análise retrospectiva, contemplando, o problema que gerou a pesquisa, a teoria de suporte da temática, as questões, metodológicas e os tipos de análises realizadas. Os resultados, focalizando as fragilidades temáticas e metodológicas assim, como sua contribuição para as práticas em saude, são o objeto da discussão e das reflexões deste estudo.

Biografia do Autor

Antônia Regina F. Furegato, EERP/USP

Graduada em Enfermagem de Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo. Mestre em Enfermagem Psiquiátrica, Doutora em Enfermagem e Professora Titular.

Mais informações no Currículo Lattes.

Márcia N. Ogata, UFSC

Graduação em Enfermagem - Habilitação em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Enfermagem Psiquiátrica pela USP. Especialização em Saúde da Família pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela USP. Doutorado em Enfermagem Fundamental pela USP.

Mais informações no Currículo Lattes.

Maria Jésia Vieira, UFS

Graduação em Enfermagem pela Universidade Católica do Salvador, Licenciatura em Disciplinas Especializadas do 2º grau pela Universidade Federal da Bahia, Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora voluntária do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01