"Socialite linha-dura": uma análise de representações sociais

Autores

  • Leonora Corsini Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Edson Souza Filho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Representações sociais, Identidade social, Feminismo

Resumo

Comparamos representações sociais (RS) de homens e mulheres em relação à problemática da mulher que assume um posto de liderança no trabalho e encontra resistência partindo de ambos os sexos. Levantou-se a questão se os conteúdos de representação produzidos e veiculados socialmente, pelos dois grupos apresentam diferenças entre si. O referencial teórico adotado foi o da Teoria das Repres entações Sociais (T. R. S ) como propostapor Serge Moscovici (1978, 1984), que procura dar conta da produção simbólica e discursiva de grupos sociais em interação.

Biografia do Autor

Leonora Corsini, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Psicologia pela UERJ, Mestre em Psicologia pela UFRJ e Doutora pela Escola de Serviço Social da UFRJ. É pesquisadora associada do Laboratório Território e Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (LABTeC/UFRJ).

Mais informações no Currículo Lattes.

Edson Souza Filho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília e Doutorado em Psicologia Social - École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01