A dialética obesidade/magreza: um estudo em representações sociais com adolescentes

Autores

  • Lucia Marques Stenzel Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Pedrinho A. Guareschi Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Obesidade, Representações sociais, Ideologia

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa sobre a representação social da obesidade/magreza entre as adolescentes, um estudo que procura demonstrar, entre outros aspectos, como as adolescentes percebem a forma do corpo e as questões relacionadas a ele, principalmente questões sociais e de gênero. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, onde são utilizados referencias teóricos e metodológicos específicos que dão suporte a este estudo, como a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1976; JODELET, 1989) e a Teoria da Ideologia (THOMPSON, 1995). A pesquisa foi realizada com 25 adolescentes mulheres, com idades variando entre 11 e 21 anos, através da técnica dos grupos focais e entrevistas individuais com o objetivo de entender o que elas compreendem sobre obesidade/magreza. Como mostram os resultados, as adolescentes parecem possuir desejos de perfeição e expectativas irrealisticas em relação ao corpo e, conseqüentemente, em respeito à própria identidade.

Biografia do Autor

Lucia Marques Stenzel, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestrado e Doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realizou Doutorado Sanduíche na School of Social Sciences da Australian National University (ANU). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Ciencias da Saude de Porto Alegre (UFCSPA).

Mais informações no Currículo Lattes.

Pedrinho A. Guareschi, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição, Graduação em Teologia pelo Instituto Redentorista de Estudos Superiores de SP, Pós-Graduação em Sociologia pela PUCRS, Graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo, Mestrado em Psicologia Social - Marquette University Milwaudee, Doutorado em Psicologia Social - University Of Wisconsin At Madison, Pós-Doutorado no Departamento de Ciências Sociais na Universidade de Wisconsin e Pós-Doutorado no Departamento de Ciências Socias na Universidade de Cambridge. Atualmente é professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01