O texto literário e as representações sociais: uma alternativa metodológica em educação ambiental

Autores

  • Valdo Hermes de Lima Barcelos UFSM
  • Clélia M. Nascimento-Schulze UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Representações sociais, Educação ambiental, Texto literário

Resumo

Dentre os desafios contemporâneos as questões ambientais são aquelas que de forma mais internacional e intergeracional se apresentam. Este texto é parte de uma pesquisa maior onde foram identificadas e analisadas através da Teoria das Representações Sociais, passagens da obra literária de Ocavio Paz que possam contribuir corn subsídios teórico-epistemológicos para o entendimento e busca de alternativas de intervenção nas questões ambientais. Nesta pesquisa a Teoria das representações Sociais foi tomada como uma teoria articuladora entre texto, autor, sociedade eleitor(a). Uma das conclusões é que o texto literário se constitui em mais uma importante fonte para nos aproximarmos do imaginário de diferentes grupos sociais. Neste sentido, assim como as diferentes produções cientificas, a literatura tan muito a nos dizer sobre a realidade em que vivemos. Os resultados reafirmam a pertinência da teoria utilizada como uma possibilidade de investigação e estudo de temas emergentes na sociedade, principalmente, se levarmos em conta a dimensão desta teoria que estuda os aspectos relacionados à comunicação intra e inter grupos sociais.

Biografia do Autor

Valdo Hermes de Lima Barcelos, UFSM

Possui Graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-Doutorado pela mesma instituição.

Mais informações no Currículo Lattes.

Clélia M. Nascimento-Schulze, UFSC

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP. Especialização em Psicologia pela Universitat Kassler. Doutorado em Psicologia Social pela University of Bristol, BRISTOL, Inglaterra. Atualmente é professor titular aposentada colaboradora pela Universidade Federal de Santa Catarina e consultor ad hoc da CAPES e CNPq.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01