Representações sociais da disciplina escolar

Autores

  • Viviane Merlim Moraes Villela Universidade Federal Fluminense
  • Adonia Antunes Prado Universidade Federal Fluminense
  • Luiz Fernando R. Tura Universidade Católica de Petrópolis

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Disciplina escolar, Representações sociais, Educação escolar

Resumo

O artigo, baseado numa investigação realizada em São Gonçalo/RJ, tem por objetivo analisar as representações sociais da disciplina escolar junto a professores da rede escolar pública e privada. A Teoria das Representações Sociais na abordagem estrutural foi escolhida por sua adequação ao propósito inicial do estudo. A coleta de dados incluiu a observação  e um teste de evocação livre com disciplina, integrado a um questionário aplicado a 100 professores escolhidos aleatoriamente. Estabelece como possíveis componentes do núcleo central dessa representação os elementos: respeito, amor, educação e organização. Para os sujeitos as representações sociais de disciplina condensam concepções que estão ligadas tanto à pedagogia tradicional, quanto à perspectiva da escola atvia e às pedagogias críticas. São elementos que revelam suas trajetórias de formação docente, as condições de trabalho e as imposições dos programas e políticas públicas para o setor.

Biografia do Autor

Viviane Merlim Moraes Villela, Universidade Federal Fluminense

Possui Graduação em Pedagogia. Especialização em Educação Superior pela Universidade Federal Fluminense. Mestrado em Educação, também pela UFF. Atualmente é efetivo da Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME). Atualmente atua como Pedagoga na UMEI Marly Sarney, e como Professora do curso de  Graduação em Pedagogia da La Salle - Institutos Superiores, em Niterói.

Mais informações no Currículo Lattes.

Adonia Antunes Prado, Universidade Federal Fluminense

Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Administração de Sistemas Educacionais pela Fundação Getúlio Vargas - RJ, Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Doutorado  em El Colegio de México. Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora colaboradora do Progrma de Pós-Graduação em Educação Mestrado e Doutorado da Universidade Federal Fluminense.

Mais informações no Currículo Lattes.

Luiz Fernando R. Tura, Universidade Católica de Petrópolis

Possui Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina, Mestrado em Educação pela Fundação Getúlio Vargas e Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisador associado da Universidade de Evora e professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mais informações no Currículo Lattes.

Downloads

Publicado

2000-01-01