Prédios escolares: representações sociais das escolas
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este trabalho faz uma análise das leituras que o prédio escolar, como signo arquitetônico e produto de representações sociais, suscita nos grupos sociais. Especificamente, estuda a influência que o prédio escolar exerce no julgamento que a sociedade faz sobre a qualidade de ensino da escola. Para dar conta desse objeto, recorreu-se à teoria das representações sociais de Moscovici, à teoria do capital simbólico de Bourdieu e à semiótica de Peirce. A metodologia apoiou-se em recursos iconográficos, através de estimulos visuais, materializados em fotografias de escolas de Teresina e Natal. Foram criadas situações-problema, envolvendo tais fotos. Os procedimentos analíticos utilizados foram: análise multivariada, análise de freqüências e análise de conteado. Concluiu-se que o prédio escolar exerce influencia no julgamento que a sociedade faz sobre o nível de ensino das escolas, desempenhando as representações sociais um papel importante no processo de legitimação da instituição de ensino que o prédio escolar encerra.Downloads
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