Prédios escolares: representações sociais das escolas

Authors

  • Luís Carlos Sales Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Abstract

Este trabalho faz uma análise das leituras que o prédio escolar, como signo arquitetônico e produto de representações sociais, suscita nos grupos sociais. Especificamente, estuda a influência que o prédio escolar exerce no julgamento que a sociedade faz sobre a qualidade de ensino da escola. Para dar conta desse objeto, recorreu-se à teoria das representações sociais de Moscovici, à teoria do capital simbólico de Bourdieu e à semiótica de Peirce. A metodologia apoiou-se em recursos iconográficos, através de estimulos visuais, materializados em fotografias de escolas de Teresina e Natal. Foram criadas situações-problema, envolvendo tais fotos. Os procedimentos analíticos utilizados foram: análise multivariada, análise de freqüências e análise de conteado. Concluiu-se que o prédio escolar exerce influencia no julgamento que a sociedade faz sobre o nível de ensino das escolas, desempenhando as representações sociais um papel importante no processo de legitimação da instituição de ensino que o prédio escolar encerra.

Author Biography

Luís Carlos Sales, Universidade Federal do Piauí

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Piauí.

Mais informações no Currículo Lattes.

Published

2000-01-01