Prédios escolares: representações sociais das escolas
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xAbstract
Este trabalho faz uma análise das leituras que o prédio escolar, como signo arquitetônico e produto de representações sociais, suscita nos grupos sociais. Especificamente, estuda a influência que o prédio escolar exerce no julgamento que a sociedade faz sobre a qualidade de ensino da escola. Para dar conta desse objeto, recorreu-se à teoria das representações sociais de Moscovici, à teoria do capital simbólico de Bourdieu e à semiótica de Peirce. A metodologia apoiou-se em recursos iconográficos, através de estimulos visuais, materializados em fotografias de escolas de Teresina e Natal. Foram criadas situações-problema, envolvendo tais fotos. Os procedimentos analíticos utilizados foram: análise multivariada, análise de freqüências e análise de conteado. Concluiu-se que o prédio escolar exerce influencia no julgamento que a sociedade faz sobre o nível de ensino das escolas, desempenhando as representações sociais um papel importante no processo de legitimação da instituição de ensino que o prédio escolar encerra.Downloads
Published
Issue
Section
License
This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons