Habilidades sociais e autoeficácia de médicos e enfermeiros: um estudo comparativo

Autores

  • Jacqueline Maia de Miranda Jacqueline Maia de Miranda, Professora da Universidade Veiga de Almeida
  • Adriana Benevides Soares Universidade Salgado de Oliveira e Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n1p138

Resumo

O objetivo do estudo foi o de comparar as habilidades sociais e a autoeficácia em médicos e enfermeiros uma vez que historicamente a prática médica tem sido centrada na autoridade do conhecimento e nas práticas mais curativas enquanto que a da enfermagem tem sido alicerçada no zelo do paciente e nas práticas mais paliativas.  Participaram 168 indivíduos, sendo 82 médicos e 86 enfermeiros. Foram utilizados o Inventário de Habilidades Sociais, o Inventário de Empatia e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida adaptada para a realidade brasileira. Os resultados obtidos mostraram que as habilidades sociais se relacionam com a autoeficácia e que apesar dos médicos terem apresentado maior número de correlações positivas entre habilidades sociais e autoeficácia, os enfermeiros apresentaram escores mais altos em habilidades sociais do que os médicos. Os resultados apresentaram ainda um escore semelhante em ambos os grupos para a variável autoeficácia. 

Biografia do Autor

Jacqueline Maia de Miranda, Jacqueline Maia de Miranda, Professora da Universidade Veiga de Almeida

Departamento de Psicologia/ Saúde

Adriana Benevides Soares, Universidade Salgado de Oliveira e Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutorado em Psicologia Cognitiva pelo Université de Paris Sud, França(1995)
Professor titular da Universidade Salgado de Oliveira, Brasil

Downloads

Publicado

2014-04-02

Edição

Seção

Artigos