Uma revisa?o de literatura sobre te?cnicas de pesquisa utilizadas nos estudos da relac?a?o crianc?a com os espac?os abertos
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n2p515Resumo
A relação da criança com os espaços abertos envolve múltiplas e complexas variáveis implicadas no desenvolvimento humano. Compreender esta relação, portanto, exige modelos metodológicos com certas particularidades. Este estudo objetivou identificar técnicas de pesquisa que abordam a relação da criança com espaços abertos. Para isso, analisaram-se as publicações de periódicos em Psicologia Ambiental, o Environmental Psychology e o Children, Youth and Environment, dos anos de 2002 até 2012 através dos descritores: “children and outdoors”. Obteve-se por resultado 18 estudos, nos quais se identificou o predomínio de técnicas tradicionais como questionário, entrevista e observação combinadas a técnicas como desenho, trajetos de caminhada e autofotografia. Discutiu-se sobre as adaptações, potencialidades e limitações das técnicas utilizadas com as crianças que usam os espaços abertos para suas atividades.
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