Uma revisa?o de literatura sobre te?cnicas de pesquisa utilizadas nos estudos da relac?a?o crianc?a com os espac?os abertos

Autores

  • Patricia Maria Schubert Peres Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luana dos Santos Raymundo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ariane Kuhnen Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n2p515

Resumo

A relação da criança com os espaços abertos envolve múltiplas e complexas variáveis implicadas no desenvolvimento humano. Compreender esta relação, portanto, exige modelos metodológicos com certas particularidades. Este estudo objetivou identificar técnicas de pesquisa que abordam a relação da criança com espaços abertos. Para isso, analisaram-se as publicações de periódicos em Psicologia Ambiental, o Environmental Psychology e o Children, Youth and Environment, dos anos de 2002 até 2012 através dos descritores: “children and outdoors”. Obteve-se por resultado 18 estudos, nos quais se identificou o predomínio de técnicas tradicionais como questionário, entrevista e observação combinadas a técnicas como desenho, trajetos de caminhada e autofotografia. Discutiu-se sobre as adaptações, potencialidades e limitações das técnicas utilizadas com as crianças que usam os espaços abertos para suas atividades.  

Biografia do Autor

Patricia Maria Schubert Peres, Universidade Federal de Santa Catarina

Bióloga, Mestra em Psicologia e, atualmente, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Fede- ral de Santa Catarina. Possui experiência em educação não formal, atuando como consultora e educadora. 

Luana dos Santos Raymundo, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Psicologia e possui formação em Licenciatura em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia Hospitalar, com ênfase em Psicologia Pediátrica e do Desenvolvimento Infantil. 

Ariane Kuhnen, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicóloga, Mestra em Sociologia Política, Doutora em Ciências Humanas, Professora do Departamento de Psicologia na Universidade Federal de Santa Catarina, onde também coordena o Laboratório de Psicologia Ambiental. 

Referências

ANGGARD, Eva. Making Use of “Nature” in an Outdoor Preschool: classroom, home and fairyland. Children, Youth and Environments, v. 20, n. 1, p. 4-25, 2010. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/10.7721/chilyoutenvi.20.1.0004>. Acesso em: 22 mar. 2012.

BARKER, John; WELLER, Susie. “Is it fun?” developing children centered research methods. International Journal of Sociology and Social Policy, v. 23, n.1, p. 33-58, 2003. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1108/01443330310790435/> Acesso em: 15 nov.2013.

BOMFIM, Zulmira Áurea Cruz. Afetividade e ambiente urbano: Uma proposta metodológica de mapas afetivos. In: Pinheiro, José de Queiroz; Günther, Hartmut. (Org.). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008, p. 253-280.

BRONFENBRENNER, Urie. A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Porto Alegre: Artes Médicas, 1979/1996. 267p.

_____. Bioecological Theory of Human Development. In: SMELSER, Neil J.; BALTES, Paul. B. (Ed.) International Encyclopedia of the Social & Behavioral Sciences. New York: Elsevier, v. 10, p. 6963-6970, 2001.

CALVANCANTE, Sylvia; NÓBREGA, Lana Mara Andrade. Espaço e lugar. In: Cavalcante, Sylvia.; Elali, Gleice Azambuja (Org.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis: Vozes, 2011, p. 182-190.

CASTONGUAY, Geneviève; JUTRAS, Sylvie. Children’s appreciation of outdoor places in a poor neighborhood. Journal of Environmental Psychology, v. 29, p. 101-109, 2009. Disponível em: < doi:10.1016/j.jenvp.2008.05.002/> . Acesso em: 24 abr. 2012.

_____. Children’s use of the outdoor environment in a low-income Montreal neighborhood. Children, Youth and Environments, v. 20, n. 1, p. 200-230, 2010. Disponível em:< http://www.colorado.edu/journals/cye/20_1/20_1_08_Montreal.pdf/> . Acesso em: 24 abr.2012.

CLARK, Alison. Listening to and involving young children: a review of research and practice. Early Childhood Development and Care, v. 175, n. 6, p. 589-505, 2005. Disponível em:

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre: Artmed, 2007. 296p.

DARBYSHIRE, Philip, MACDOUGAL, Colin; SCHILLER, Wendy. Multiple methods in qualitative research with children: more insight or just more? Qualitative Research, v. 5, n. 4, p. 417-436, 2005. Disponível em:

EVANS, Gary. A importância do ambiente físico. Psicologia USP, v. 16, n. 1/2, p. 47-52, 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/pusp/v16n1-2/24643.pdf/> Acesso em: 20 mar. 2011.

FARGAS-MALET, Montserrat; MCSHERRY, Dominic; LARKIN, Emma; ROBINSON, Clive. Research with children: methodological issues and innovative techniques. Journal of Early Childhood Research, v. 8, n. 2, p. 175-192, 2010. Disponível em:

FJORTOFT, Ingunn. Landscape as playscape: The effects of natural environments on children’s play and motor development. Children, Youth and Environments, v. 14, n. 2, p. 21-44, 2004. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/10.7721/chilyoutenvi.14.2.0021/>. Acesso em: 22 ma. 2012.

FJORTOFT, Ingunn; KRISTOFFERSEN, Bjorn; SAGEIE, Jostein. Children in schoolyards: Tracking movement patterns and physical activity in schoolyards using global positioning system and heart rate monitoring. Journal of Environmental Psychology, v. 93, p. 201-217, 2009. Disponível em: < doi:10.1016/j.landurbplan.2009.07.008/>. Acesso em: 24 abr.2012.

GÜNTHER, Hartmut; ELALI, Gleice Azambuja; PINHEIRO, José Queiroz. Multimétodos. In: Cavalcante, Sylvia; Elali, Gleice Azambuja (Org.). Temas básicos em Psicologia Ambiental. Petrópolis: Vozes , 2011, p. 239-249.

HIGUCHI, Maria Inês Gasparetto; KUHNEN. A Percepção e representação ambiental: Métodos e técnicas de investigação para a Educação Ambiental. In: Pinheiro, José Queiroz; Günther, Hartmut (Org.). Métodos de pesquisa nos estudos pessoa-ambiente. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2008, p.181-215.

JANSSON, Marit. Children’s perspectives on public playgrounds in two Swedish communities. Children, Youth and Environments, v. 18, n. 2, p. 88-109, 2008. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/10.7721/chilyoutenvi.18.2.0088>. Acesso em: 22 mar. 2012.

KASALI, Altug; DOGAN, Fehmi. Fifth-, sixth-, and seventh-grade students’ use of non-classroom spaces during recess: The case of three private schools in Izmir, Turkey. Journal of Environmental Psychology, v. 30, n. 4, p. 518-532, 2010. Disponível em:

KERNAN, Margaret. Outdoor affordances in early childhood education and care settings: Adult’s and children’s perspectives. Children, Youth and Environments, v. 20, n. 1, p. 152-177, 2010. Disponível em:< http://www.colorado.edu/journals/cye/.> Acesso em: 22 mar. 2012.

KŸTTA, Marketta. Affordances of children’s environments in the context of cities, small towns, suburbs and rural villages in Finland and Belarus. Journal of Environmental Psychology, v. 22, p. 109-123, 2002. Disponível em:

_____. The extent of children’s independent mobility and the number of actualized affordances as criteria for child-friendly environments. Journal of Environmental Psychology, v. 24, p. 179-198, 2004. Disponível em:

LIM, Miyoun; BARTON, Angela Calabrese. Exploring insideness in urban children’s sense of place. Journal of Environmental Psychology, v. 30, p. 328-337, 2010. Disponível em:

LOEBACH, Janet; GILLILAND, Jason. Child-Led tours to uncover children’s perceptions and use of neighborhood environments. Children, Youth and Environments, v. 20, n.1, p. 52-90, 2010. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/10.7721/chilyoutenvi.20.1.0052.> Acesso em: 22 mar. 2012.

LUZ, Giordana Machado da; RAYMUNDO, Luana dos Santos; KUHNEN, Ariane. Uso dos espaços urbanos pelas crianças: uma revisão. Psicologia: Teoria e Prática, v. 12, n.3, p. 172-184, 2010. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872010000300014>/. Acesso em: 15 abr. 2011.

MALONE, Karen; TRANTER, Paul. Children’s environmental learning and the use, design and management of schoolgrounds. Children, Youth and Environments, v. 13, n.2, p. 87-137, 2003. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/10.7721/chilyoutenvi.13.2.0087/>. Acesso em: 22 mar.2012.

MIN, Byungho; LEE, Jongmin. Children’s neighborhood place as psychological and behavior domain. Journal of Environmental Psychology, v. 26, p. 51-71, 2006. Disponível em:

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos