Educação em valores morais: práticas de profissionais no contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e42000Resumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa cujo objetivo foi investigar práticas de educação em valores morais (EVM) em escolas públicas estaduais de ensino fundamental (6.º ao 9.º ano) e médio do Espírito Santo. Analisa os dados extraídos das respostas a um questionário, que pôde ser preenchido de forma impressa ou on-line, aplicado a 92 profissionais da educação. Informa que (1) as práticas enfatizaram, majoritariamente, o tema dos valores sociais; (2) o assunto mais trabalhado, dentro de valores morais e éticos, referiu-se a respeito; (3) a maior parte das experiências teve duração igual ou superior a 12 meses e (4) como procedimento de trabalho para a EVM os métodos ativos foram os mais utilizados. Os dados obtidos neste estudo têm implicações práticas, podendo servir de subsídios para a implementação de políticas públicas cuja finalidade seja a capacitação e o aperfeiçoamento dos educadores no que diz respeito à EVMReferências
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