Por uma Psicologia Social morena: contribuições do pensamento de Darcy Ribeiro
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e54111Resumo
O presente artigo objetiva sistematizar contribuições do pensamento de Darcy Ribeiro para a Psicologia Social brasileira, enfocando o livro “O Povo Brasileiro: A formação e o sentido do Brasil”. O trabalho encontra-se estruturado em três partes: uma apresentação do pensamento e percurso acadêmico-político de Darcy; seus aportes para a Psicologia Social brasileira; uma contextualização sobre Psicologia Social e direcionamentos para o prolongamento deste diálogo. As contribuições do pensamento de Darcy para a Psicologia Social brasileira são: O resgate da dimensão histórica na análise dos sujeitos e realidade brasileira; o caráter dialético dessa realidade; e a transformação social como horizonte ético-político. Pensar numa Psicologia Social brasileira, ou uma ‘Psicologia Social morena’, inspirados no socialismo moreno de Darcy, implica a superação de sua ninguendade, por meio da aceitação de sua brasilidade. Uma Psicologia Social brasileira que volte-se para si, vivendo seu próprio projeto intelectual-prático e rompa com a miséria de dependência colonial.
Referências
ARRUTI, J. M. Uma antropologia Mameluca a partir de Darcy Ribeiro, 1995: O Povo Brasileiro. Revista da Faculdade de Letras, v. 21, n. 1, p. 301-12, 1997.
COUTINHO, C. N. A democracia como valor universal. Encontros com a Civilização Brasileira, v. 9, p. 33-48, 1979.
DIMENSTEIN, M. D. A cultura profissional do psicólogo e o ideário individualista: implicações para a prática no campo da assistência pública à saúde. Estudos de Psicologia, Natal, v. 5, n. 1, p. 95-121, 2000.
GRUPIONI, L. D. B.; GRUPIONI, M. D. F. Entrevista com Darcy Ribeiro. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 3, n. 7, p. 158-200, 1997.
GUZZO, R. S. L. Da opressão à libertação: Uma perspectiva urgente para a Psicologia – a conclusão de um projeto, a abertura de perspectiva. In: GUZZO, R. S. L; LACERDA JR., F. (Orgs.). Psicologia e sociedade: Interfaces no debate sobre a questão social. Campinas: Alínea, 2010, p. 13-18.
GUZZO, R. S. L. Critical psychology and the American continent: from colonization and domination to liberation and emancipation. In: PARKER, I. (Org.) Handbook of critical psychology. New York: Routledge, 2015, p. 406-414
LACERDA JR., F. Psicologia para fazer a crítica? Apologética, individualismo e marxismo em alguns projetos psi. 2010. Tese (Doutorado em Psicologia) – Programa de Pós Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas. 2008.
LACERDA JR., F. Capitalismo dependente e a psicologia no Brasil: das alternativas à psicologia crítica. Teoría y crítica de la psicología, Morelia, v. 3, 216-263, 2013.
LANE, S. T. M. A Psicologia Social e uma nova concepção do homem para a Psicologia. In: LANE, S. T. M.; CODO, W. (Orgs.). Psicologia Social: O homem em movimento. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012, p. 10-19.
MARTÍN-BARÓ, I. Entre o indivíduo e a sociedade. In: LACERDA JR., F. (Org.). Crítica e libertação na Psicologia: estudos psicossociais. Petrópolis: Vozes, 1983/2017, p. 101-161.
MARTÍN-BARÓ, I. 1985/1996. “O papel do psicólogo”. Estudos de Psicologia, Natal, v. 2, n. 1, 7-27.
MARTÍN-BARÓ, I. Conflito social e ideologia científica: do Chile a El Salvador. In: LACERDA JR., F. (Org.). Crítica e libertação na Psicologia: estudos psicossociais. Petrópolis: Vozes, 1985/2017, p. 30-54.
MARTÍN-BARÓ, I. Para uma Psicologia da Libertação. In: GUZZO, R. S. L.; LACERDA JR., F. (Orgs.). O resgate da Psicologia da Libertação. Campinas: Alínea, 1986/2011, p. 181-198.
MARTÍN-BARÓ, I. O desafio popular à Psicologia Social na América Latina. In: LACERDA JR., F. (Org.). Crítica e libertação na Psicologia: estudos psicossociais. Petrópolis: Vozes, 1987/2017, p. 66-88.
MIGLIEVICH-RIBEIRO, A. 2009. A antropologia dialética de Darcy Ribeiro em “O povo brasileiro”. SINAIS – Revista Eletrônica - Ciências Sociais, v. 6, n. 1, p. 52-72, 2009.
MIGLIEVICH-RIBEIRO, A. Darcy Ribeiro e o pensamento crítico latino-americano: diálogos com a epistemologia póscolonial. SINAIS – Revista Eletrônica - Ciências Sociais, v. 9, n. 1, p. 12-31, 2011.
MONTERO, M. Relaciones Entre Psicología Social Comunitaria, Psicología Crítica y Psicología de la Liberación: Uma Respuesta Latinoamericana. Psykhe, Santiago, v. 13, n. 2, p. 17-28, 2004.
RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: A formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1995/2006.
RIBEIRO, Darcy. O Brasil como problema. São Paulo: Global, 2015
SPINK, M. J. P.; SPINK, P. K. A Psicologia Social na atualidade. In: JACÓ-VILELA, A. M.; FERREIRA, A. A. L.; PORTUGAL, F. T. (Orgs.). História da Psicologia: rumos e percursos. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2006, p. 565-596.
VASCONCELLOS, G. F. Darcy Ribeiro: A razão iracunda. Florianópolis: UFSC, 2015.
YAMAMOTO, O. H. Políticas sociais, "terceiro setor" e "compromisso social": perspectivas e limites do trabalho do psicólogo. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 19, n. 1, p. 30-37, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.