A genealogia da ética como método de análise de subjetivações e práticas de si mesmo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2019.e66190

Resumo

Esta reflexão aprofunda-se no contexto dos estudos e análises desenvolvidos por Michel Foucault na primeira metade dos anos 1980, por ele denominado “genealogia da ética”, o qual é também o contexto da sua História da Sexualidade. Essa genealogia traça a história descontínua de uma tecnologia de si que se forma no Ocidente desde a cultura grega antiga, em suas diferentes experiências éticas, apontando rupturas e transformações neste conjunto díspar de práticas ao longo da história. Tal história crítica dessas práticas e relações que o sujeito estabelece consigo mesmo é correlativa de uma genealogia do sujeito moral em nossa cultura, ao dar visibilidade a uma rica diversidade de elaborações, trabalhos e estetizações operados pelo sujeito sobre si mesmo no esforço de constituir-se como sujeito moral. Para tanto, a genealogia da ética aplica um olhar e uma perspectiva singulares, desenvolvendo suas próprias problematizações e estratégias metodológicas em relação aos estudos anteriores do autor.

Biografia do Autor

Kleber Prado Filho, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil

Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1977) com mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1998), além de pós-doutorado em História pela Unicamp. É professor do departamento de Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando na graduação e pós-graduação nas áreas de Ética, Pesquisa, Epistemologia, História, teorias e sistemas em Psicologia, envolvendo temas relativos a subjetividade, relaçoes com a verdade, relações de poder e governamentalidade. Desenvolve pesquisas a partir da abordagem de Michel Foucault. Autor de uma trilogia a respeito de Foucault e atualmente trabalha em um projeto de pesquisa relativo a uma arqueologia das Ciências Humanas a partir desta perspectiva.

Referências

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-Édipo. Capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Imago. (Trabalho original publicado em 1972).

FOUCAULT, M. História da sexualidade III: O cuidado de si. Rio de Janeiro: Graal, 1985.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir. Petrópolis: Vozes, 1987.

FOUCAULT, M. História da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988a.

FOUCAULT, M. História da sexualidade II: O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1988b.

FOUCAULT, M. Nietzsche, Freud, Marx: Theatrum Philosoficum. São Paulo: Princípio, 1997.

FOUCAULT, M. La hermenéutica del sujeto. México: Fondo de Cultura Económica, 2002.

FOUCAULT, M. Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão. Rio de Janeiro: Graal, 2003.

FOUCAULT, M. Les aveux de la chair. Paris: Gallimard, 2018.

NIETZSCHE, F. A genealogia da moral. São Paulo: Brasiliense, 1988.

PRADO FILHO, K. Considerações acerca do cuidado de si mesmo contemporâneo. In: Tedesco, S; Nascimento, M.L. Ética e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009, p. 231-245.

PRADO FILHO, K. (2017). A genealogia como método de análise de práticas e relações de poder. In: Revista de Ciências Humanas; vol.51, s.2, 2017, p. 311-327.

PRADO FILHO, K; MARTINS, S. (2007) A subjetividade como objeto da(s) psicologia(s). In: Revista Psicologia & Sociedade; vol.19, nº3, 2007, p. 14-19.

PRADO FILHO, K.; TETI, M. A cartografia como método para as ciências humanas e sociais. In: Barbaroi/Unisc; vol.1, s.38, 2013, p. 45-59.

Downloads

Publicado

2021-07-09

Edição

Seção

Artigos