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Authors

  • Lecila Duarte Barbosa Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900
  • Claudete Marcon Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900
  • Bruna Ghedin Stodieck Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900
  • Érica Bortolotto Kestering Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900
  • Thaís Cristine Farsen Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2011v45n1p151

Abstract

This article reports an experience of workshops with building scraps toys
made in a pediatric unit aiming to contribute to the practices in the hospital environment and helping professional with integrators actions between children and their parents. The workshops occurred weekly and lasted about 40 minutes, mediated by three playmates. The children and their caregivers were encouraged to build toys using recycled materials. Were reported two significant episodes of mediation and the general views about the intera ctions occurring during the activity. The results indicated that the workshops of building toys provide interaction hospitalized child/ companion and offers the possibility to obtain information on child development and the fun of playing. We conclude that these activities contribute to reducing the diffi- culties encountered in the hospital and encourage child development.

Author Biographies

Lecila Duarte Barbosa Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Lecila Duarte Barbosa Oliveira Possui graduação em Licenciatura pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), graduação em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco (1988), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Docente orientadora do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Associado a Residência Integrada Multidisciplinar em Saúde. Tem experiência na área de Psicologia da saúde, desenvolvimento, aprendizagem e educação.Certificado pelo autor em 02/01/12

Claudete Marcon, Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Claudete Marcon Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente, atua como psicóloga hospitalar no Hospital Universitário/UFSC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Saúde e Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia hospitalar, psico-oncologia, formação profissional - Residência Integrada Multiprofissional em Saúde.Certificado pelo autor em 20/11/11

Érica Bortolotto Kestering, Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Érica Bortolotto Kestering Graduanda na área de Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, tendo estagiado na área de psicologia da saúde/saúde pública na Enfermaria de Pediatria no Hospital Universitário HU/UFSC (2009) e na Atenção Básica/Unidades Básicas de Saúde (2011). Estagiou também na área de Psicologia Organizacional na Empresa Junior Caltech/UFSC (2010), além de realizar estágio em Grupos de Preparação para a Aposentadoria no Serviço de Atenção Psicólogica-SAPSI/UFSC (2011).Certificado pelo autor em 01/12/11

Thaís Cristine Farsen, Universidade Federal de Santa Catarina Endereço para correspondências: Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de Psicologia, Campus Universitário, Trindade, Florianópolis, SC, 88040-900

Published

2011-01-01

Issue

Section

Artigos