As aplicac?o?es da autoconfrontac?a?o no exame do trabalho docente

Autores

  • Deivis Perez Pós-Graduação em Psicologia e Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus Assis
  • Carla Messias Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2016v50n2p492

Resumo

Este artigo discute o uso do dispositivo autoconfrontação em investigações sobre o trabalho docente realizadas por pesquisadores da Linguística Aplicada, em particular, pelos estudiosos do grupo de pesquisa Análise de Linguagem, Trabalho Educacional e suas Relações (ALTER) que desenvolveram as suas atividades entre 2003 e 2013, sob a liderança da professora doutora Anna Rachel Machado da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. O artigo apresenta a autoconfrontação, suas origens, referências teóricas, fases e movimentos que devem ser seguidos na sua aplicação. Em seguida, buscou-se examinar o uso da autoconfrontação em teses de doutorado e dissertações de mestrado produzidas no contexto do ALTER. Ao final, são apresentadas as limitações na utilização do dispositivo verificadas nas pesquisas do grupo e, também, o seu significativo legado para a Linguística Aplicada e para as Ciências do Trabalho.

Biografia do Autor

Deivis Perez, Pós-Graduação em Psicologia e Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP, Campus Assis

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/PUC-SP. Professor Doutor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e do Departamento de Psicologia Evolutiva, Social e Escolar da UNESP.

 

Carla Messias, Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pela Universidade de Genebra-Suíça e professora de língua portuguesa da Secretaria de Estado da Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT).

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Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos