Os jovens, as políticas sociais e a formação educativa.

Autores

  • Janice Tirelli Ponte de Sousa Prof.a do Departamento de Ciências Sociais —UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Resumo

Este artigo discute a presença social da juventude e a forma como a sociedade brasileira está estruturando o futuro das suas novas gerações. Toma como base a condição social da juventude contemporânea brasileira questionando as iniciativas e ações públicas a ela relacionadas. A análise percorre a situação social e educacional da vida do jovem brasileiro bem como as ações de políticas sociais voltadas para ele enquanto ator social.

Biografia do Autor

Janice Tirelli Ponte de Sousa, Prof.a do Departamento de Ciências Sociais —UFSC

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1976), Mestre em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) ; Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (1997) e Pós Doutora pela Universidade Complutense de Madrid. Professora Associada I do Depto de Sociologia e Ciência Politica da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenadora do Nucleo de Estudos da Juventude Contemporânea. Atuação de ensino na área das Teorias Sociais, com ênfase na Sociologia da Educação, na Sociologia da Juventude e na Metodologia da Pesquisa Social. Campo de Investigação das gerações com foco nas questões relativas à juventude , sua participação e ações coletivas, formação política , experiência e desenvolvimento da sociabilidade dos jovens contemporâneos. Atua como extensionista junto às escolas publicas; organizações e movimentos sociais e movimentos comunitários relacionados do planejamento urbano, aos direitos humanos e coletivos juvenis. Demais temas de interesse:subjetividade contemporânea, sociologia urbana, cultura politica, movimentos sociais e processos participativos. Certificado pelo autor em 02/08/11

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Publicado

1999-01-01

Edição

Seção

Artigos