Narrativas avaliativas como categorias autopoiéticas do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este estudo foi realizado com o objetivo de avaliar um Curso de Especia-lização na modalidade Educação a Distância via telemitica oferecido pelo Laboratório de Estudos Cognitivos (LEc/oEA) (Brasil) a professores da Costa Rica (Fundação Ornar Deng& OEA). Um dos aspectos considerados para a avaliação deste modelo de curso foi o relativo auto-avaliação dos participantes sobre seu próprio desempenho, enquanto associada à sua avaliação da metodologia interativa e a da utilização da telemitica como ambiente privilegiado para a aprendizagem. A análise dessas narrativas avaliativas levou identificação de duas categorias analíticas operativas: uma referente à construção de conhecimento na rede e a outra vinculadaao processo de constituição das relações interindividuais à distância. Os resultados, interpretados à luz de teorias sob o paradigma da auto organização e da autopoiese, evidenciam uma relação de solidariedade radical entre as duas instâncias de ser/agir do sujeito quando mediadas
por uma escrita de autoria que visibiliza pensamento e emoção.
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