Criatividade, inovação e controle nas organizações

Autores/as

  • Ronaldo Frederico Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria Cristina Sanches Amorim Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2008v42n1-2p75

Resumen

A criatividade, característica da força de trabalho, e a inovação, resultado da criatividade na forma de mercadoria, são imprescindíveis para a acumulação capitalista. A criatividade é imaterial, não mensurável em termos de trocas relativas, enquanto a inovação assume a forma de processos ou produtos. As organizações, diante da necessidade de apropriação da criatividade, desenvolvem controles intensos, nas intermináveis relações de poder e contra-poder. Este artigo discute criatividade e inovação nas organizações como foco privilegiado do controle sobre a força de trabalho. Pretendendo ser um ensaio teórico, a metodologia consistiu na revisão da literatura marxista e na crítica de parte da bibliografia voltada para o management, segundo a qual autonomia e liberdade são bases para a criatividade. As considerações finais apontam que, enquanto aumenta a taxa de inovação, são ampliados a subsunção do capital sobre o trabalho, a alienação dos ditos “executivos” e o acirramento da ética individualista.

Biografía del autor/a

Ronaldo Frederico, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Executivo e professor da área de estratégia e de negócios com carreira desenvolvida por mais de 20 anos em empresas multinacionais tais como TTi Brasil, Sun Microsystems, Hewlett-Packard e IBM. Graduado em matemática pela Fundação Santo André (1987), pós-graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (1991), MBA Executivo pela Business School São Paulo (1999), Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, possui especialização executiva pela Universidade de Toronto (Rotman School of Management - 1998) e pela Universidade da Pennsylvania (Wharton School - 2000). Atualmente é professor da PUC-SP, diretor executivo da Gher Consultoria e cursa o Doutorado em Ciências Sociais na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado

2008-05-17

Número

Sección

Artigos