O consumo no contexto da experiência urbana: reflexões sobre os telefones celulares

Autores/as

  • Sandra Rúbia da Silva UFSC - Florianópolis - SC

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2009v43n1p285

Resumen

Se é verdade que por muito tempo Simmel foi pouco ou mal lido, seu pensamento é atualmente cada vez mais valorizado para a teorização da centralidade do indivíduo no discurso da modernidade, assim como na sua relação com o dinheiro e, por conseqüência, com o consumo e as formas de sociabilidade a ele associadas. O artigo tem o objetivo de sublinhar a atualidade dos insights simmelianos para a reflexão em torno de um fenômeno que atravessa a cultura contemporânea de forma inapelável: a disseminação do uso de telefones celulares, que fazem parte do dia-a-dia de cada um de nós. Nesse sentido, a partir da abordagem do consumo como comunicação e da experiência urbana em Simmel, busca-se explorar o papel dos telefones celulares na construção de identidades e na apresentação pessoal dos agentes sociais.

 

Biografía del autor/a

Sandra Rúbia da Silva, UFSC - Florianópolis - SC

Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (1999) e mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal de Santa Catarina, na linha de pesquisa em Comunicação e Cultura, sob orientação da Profa. Dra. Carmen Silvia Rial. Cumpriu período sanduíche no departamento de Antropologia do University College London, na Inglaterra. Lá, sob a orientação do Prof. Dr. Daniel Miller, autor de mais de vinte livros na área de cultura manterial e estudos do consumo, participou como pesquisadora associada honorária do "Material and Visual Culture Research Group". Sua tese investiga, a partir de uma abordagem antropológica, os usos e significações atribuídos aos telefones celulares em camadas populares. Seus interesses de pesquisa e áreas de atuação incluem Consumo, Cultura Material e Globalização; Teoria da Comunicação; Antropologia da Mídia; Cultura Brasileira; e Antropologia Visual.

Publicado

2009-01-01

Número

Sección

Dossiê