Correlações entre aspectos da memória e aprendizagem em população Idosa

Autores/as

  • Juliana F. Cecato Faculdade de Medicina de Jundiai
  • Luana L. Bartholomeu Anhanguera Educacional
  • Patricia P. Ferreira Anhanguera Educacional
  • José Maria Montiel UniFIEO - Centro Universitário FIEO
  • Daniel Bartholomeu Unisal - Centro Universitário Salesiano - Americana
  • José Eduardo Martinelli Faculdade de Medicina de Jundiaí - FMJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2013v47n1p133

Resumen

O processo de envelhecimento vemcrescendo nos últimos anos e o idoso no Brasil ainda carrega o estereótipo deincapacidade e improdutividade. Estudos utilizam a memória a fim de avaliar ocomprometimento de pacientes com suspeita de síndromes demenciais. Aimportância das avaliações cognitivas nos idosos por meio de tarefas deaprendizagem e evocação livre podem predizer quadros de demência. O objetivodesse trabalho foi avaliar as capacidades de aprendizagem em idosos quefrequentam uma Faculdade da Terceira Idade no município de Jundiaí e que sãoatendidos em um Instituto de Geriatria e Gerontologia nesta cidade. Para isso, foramavaliados 95 idosos, que vivem na comunidade com idade igual ou superior a 60anos, de ambos os sexos, por meio da Bateria de Memória para Idosos (Elder Memory Test, empreparação). Os participantes foram agrupados de acordo com o nível deescolaridade e idade, sendo as médias dos testes comparadas por programaestatístico. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativasnos cinco itens da evocação tanto no grupo separado por gênero, idade eescolaridade. Pode-seconcluir que o trabalho realizado com idosos foi enriquecedor para as práticasclínicas na área da saúde. As expectativas foram superadas e os objetivospropostos foram alcançados. Além dos ganhos práticos, houve ganhos teóricos como levantamento bibliográfico e a aquisição de conhecimentos sobre aprendizagemno envelhecimento.

Biografía del autor/a

Juliana F. Cecato, Faculdade de Medicina de Jundiai

Psicóloga, Bióloga pela Universidade São Francisco.Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí, e PósGraduanda em Psicopedagogia pela Anhanguera Educacional.

Luana L. Bartholomeu, Anhanguera Educacional

Psicóloga, e Pós Graduanda em Psicopedagogia pela Anhanguera Educacional

Patricia P. Ferreira, Anhanguera Educacional

Psicóloga, e Pós Graduanda em Psicopedagogia pela Anhanguera Educacional

José Maria Montiel, UniFIEO - Centro Universitário FIEO

Psicólogo, Especialista emDiagnóstico e Triagem, Mestre e Doutor em Avaliação Psicológica em Contexto deSaúde Mental pela Universidade São Francisco. Pesquisador colaborador doLaboratório de Psicodiagnóstico e Neurociências Cognitivas (LaPENC) - Unisal -Americana. Pesquisador Colaborador do Laboratório de Avaliação e Pesquisa emSaúde Mental e Personalidade (LabSAMP) - Universidade Federal de Góias - UFG -Faculdade de Educação. Atualmente é Professor com dedicação integral eexclusiva do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu - Psicologia Educacionalna UniFIEO - Fundação Instituto de Ensino para Osasco.

Daniel Bartholomeu, Unisal - Centro Universitário Salesiano - Americana

Psicólogo, Mestre e Doutor emAvaliação Psicológica em Contexto de Saúde Mental pela Universidade SãoFrancisco. É colaborador do Laboratório de Pesquisa em Psicologia do Esporte(Lepespe) e coordenador do Laboratório de Psicodiagnóstico e NeurociênciasCognitivas (LaPeNC). Atualmente leciona no Centro Universitário Salesiano deAmericana.

José Eduardo Martinelli, Faculdade de Medicina de Jundiaí - FMJ

graduação em Medicina, Mestrado e Doutorado pela Unicamp. Atualmente é Professor do Programa de Mestrado da Faculdade de Medicina de Jundiai, na disciplina de Geriatria e Gerontologia.

Publicado

2014-01-03

Número

Sección

Artigos