Sentidos atribuídos à oficina de teatro em Centros Socioeducativos

Autores/as

  • Fernanada Roberta Lemos Silva UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n1p35

Resumen

O presente artigo parte integrante dessa pesquisa busca apresentar a proposta de Arte e Cultura da Fundação CASA apontando em processos realizados em oficinas de Teatro com adolescentes em conflito com a lei os principais conflitos entre fragilidade e potencialidades para o desenvolvimento de oficinas culturais em Centros Socioeducativos. Para tal estabeleceram-se encontros com jovens egressos desses Centros e dois arte-educadores  (professores de Teatro), foram realizadas oito entrevistas com jovens de 17 á 26 anos de idade, moradores de bairros periféricos de Ribeirão Preto SP (Parque Ribeirão Preto, Jardim Progresso, Jardim Juliana, Campos Elíseos, Parque dos Servidores). As entrevistas foram realizadas de maneira semi-estruturada, a fim de se obter uma melhor compreensão do mundo do jovem entrevistado, através da forma como fundamenta suas opiniões. Buscou-se dessa forma, reconstruir por meio da análise das entrevistas recolhidas, qual o impacto de vivências proporcionadas pela arte no comportamento dos jovens que cumpriram medida socioeducativa

Biografía del autor/a

Fernanada Roberta Lemos Silva, UNICAMP

Bacharel em Artes Cênicas pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2009). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Pedagogia do Teatro , Arte- Educação. Mestranda em Educação área Educação Linguagem Arte e Conhecimento, Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP), integrante do grupo de pesquisa OLHO Laboratório de Estudos Audiovisuais , atua como atriz , arte educadora, professora de Teatro

Publicado

2014-04-02

Número

Sección

Artigos