O desafio da orientação profissional com adolescentes no contexto da modernidade líquida

Autores

  • Marucia Patta Bardagi UFSC
  • Mariana Moura dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Iuri Novaes Luna Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n2p303

Resumo

Este artigo propõe uma discussão acerca das dificuldades observadas em processos de orientação profissional com adolescentes sob a ótica da modernidade líquida. Segundo esta perspectiva, as características principais da modernidade são a efemeridade, o distanciamento e a superficialidade de conhecimento e entendimento dos sujeitos acerca do mundo e de si mesmos, geradas pelos impedimentos e pela falta de estímulo à reflexão. Este espírito de desapego e descompromisso pode trazer dificuldades no planejamento profissional e de vida, seja na adolescência ou mais adiante, pois pensar no próprio futuro e tomar decisões sobre ele implica autoconhecimento, percepção de estabilidade (ainda que não rigidez) de certos interesses e metas pessoais e estabelecimento de estratégias de longo prazo. Nesse sentido, as implicações das características da modernidade líquida nos resultados e na própria concepção dos processos de orientação profissional são discutidas ao longo do texto.

Biografia do Autor

Marucia Patta Bardagi, UFSC

Psicóloga, Doutora em Pscicologia (UFRGS). Professora adjunta do curso de Psicologia da UFSC e do PPGPsicologia UFSC. Coordenadora do Laboratório de Informação e Orientação Profissional da UFSC (LIOP/UFSC)

Mariana Moura dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada do curso de Psicologia da UFSC.

Iuri Novaes Luna, Universidade Federal de Santa Catarina

Psicólogo, doutor em Ciências da Administração (UFSC) e professor adjunto do Departamento de Psicologia da UFSC e do PPGPsicologia UFSC

Downloads

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Artigos