O desafio da orientação profissional com adolescentes no contexto da modernidade líquida
DOI:
https://doi.org/10.5007/2178-4582.2014v48n2p303Resumo
Este artigo propõe uma discussão acerca das dificuldades observadas em processos de orientação profissional com adolescentes sob a ótica da modernidade líquida. Segundo esta perspectiva, as características principais da modernidade são a efemeridade, o distanciamento e a superficialidade de conhecimento e entendimento dos sujeitos acerca do mundo e de si mesmos, geradas pelos impedimentos e pela falta de estímulo à reflexão. Este espírito de desapego e descompromisso pode trazer dificuldades no planejamento profissional e de vida, seja na adolescência ou mais adiante, pois pensar no próprio futuro e tomar decisões sobre ele implica autoconhecimento, percepção de estabilidade (ainda que não rigidez) de certos interesses e metas pessoais e estabelecimento de estratégias de longo prazo. Nesse sentido, as implicações das características da modernidade líquida nos resultados e na própria concepção dos processos de orientação profissional são discutidas ao longo do texto.
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