Experiências amorosas, gêneros e sexualidades na juventude contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2178-4582.2018.e56950

Resumo

O presente trabalho busca investigar como as experiências amorosas são significadas pelas juventudes contemporâneas. Procuraremos discutir o conceito de amor romântico e seus desdobramentos nos relacionamentos amorosos, bem como a diversidade produzida nos diferentes relacionamentos levando em conta principalmente os atravessamentos dos marcadores de gêneros e sexualidades. Apresentaremos os resultados de uma pesquisa em que participaram 174 jovens entre 17 e 29 anos e analisamos os significados produzidos em narrativas sobre com as temáticas do amor e dos relacionamentos amorosos. Procuraremos demonstrar, também, as contribuições dos Estudos Feministas para as discussões sobre o amor e sobre as experiências amorosas.

Biografia do Autor

Leonardo Lemos de Souza, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, SP

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e Livre-docente em Psicologia do Desenvolvimento pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Realizou estágio pós-doutoral no Departament de Psicologia Básica na Facultat de Psicologia da Universitat de Barcelona e no Departamento de Antropologia Social e Psicología Social da Faculdad de Ciências Politicas y Sociología da Universidad Complutense de Madrid. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista - UNESP atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do PsiCUqueer - Psicologias, Coletivos e Culturas Queer, do Grupo de Pesquisa Psicologia, Subjetividade e Produção do Conhecimento e do GT Psicologia e Gênero da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMT - Campus Rondonópolis. Gestor do Programa Educação para a Diversidade junto à Pro-Reitoria de Extensão da UNESP. Coordenador do Programa de Educação Tutorial PET-Psicologia. Tem como foco de problematização as produções psi, especialmente na área Psicologia do Desenvolvimento Humano, tendo como intercessores os estudos pós-críticos, feministas e queer . Tem especial interesse de pesquisa os processos de subjetivação na contemporaneidade atravessados pelos marcadores juventudes, infâncias, gêneros, sexualidades, ética, políticas, tecnologias e cognição.

Danielly Christina de Souza Mezzari, Universidade Estadual Paulista (UNESP), São Paulo, SP

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - PR. Mestra em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista ?Júlio de Mesquita Filho? ? Faculdade de Ciências e Letras, Doutoranda em Psicologia pela mesma Universidade e integrante do "Psicuqueer: Coletivo Psicologias e Culturas Queer". 

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Dossiê