Subjetividade, linguagem e inserção social: examinando processos de sujeitos surdos
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
Este trabalho aborda relações entre processos dialógicos e construção da subjetividade, focalizando a situação de sujeitos surdos e aspectos das práticas sociais que afetam suas experiências no contexto educacional. Buscando explorar indícios dos significados que a criança surda elabora sobre si mesma, em seus encontros com ouvintes e com outros surdos, foi realizado um estudo de caso em que se analisa o lugar de interlocutor que ela ocupa, e que lhe 6 permitido ocupar, nas interações em sala de aula, nos ambientes de ensino regular e especial. 0 estudo envolveu dois sujeitos pré-escolares, em fase de aquisição da Lingua Brasileira de Sinais e da Lingua Portuguesa. As análises sugerem que eles tendem a significar 'ser surdo' como 'ser incapaz', numa equivalência que se deve, em grande parte, a um processo lentificado de constituição como interlocutor em sinais e de identificação com modelos da comunidade surda; tais condições decorrem dos modos pelos quais osprojetos socio-educacionais tem negligenciado as peculiaridades lingüísticas e culturais dos surdos.Downloads
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