As funções do parlamento entre o Estado-nação e a integração regional: esgotamento orgânico ou adaptação institucional?
DOI:
https://doi.org/10.5007/%25xResumo
O absolutismo europeu atingiu em pouco tempo as finalidades decentralização do poder e organização do Estado no pós-Idade Média.Contudo, depois de aproximadamente dois séculos, o regime começou aoferecer sinais de esgotamento - os privilégios das minorias mostravam-se incompatíveis com as demandas do povo. A partir de Montesquieu, ganhou força teórica o modelo parlamentar, de inspiração britânica, como meio ideal de participação e controle do governo. Na contemporaneidade, as câmaras representativas são redimensionadas pelos processos de integração regional. Assim, o presente trabalho objetiva analisar, através do método de abordagem dialético e do método de procedimento comparativo, as tradicionais funções dos parlamentos nacionais e as atuais atribuições do Parlamento Europeu e da Comissão Parlamentar Conjunta do MERCOSUL (CPC). Ao final, as perspectivas de desenvolvimento parlamentar no MERCOSUL são contrapostas à crise da representatividade nos Estados-nação.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos textos implica a cessão imediata e sem ônus dos direitos de publicação na Revista de Ciências Humanas - UFSC, que terá a exclusividade de publicá-los em primeira mão. O autor continuará, não obstante, a deter os direitos autorais para publicações posteriores. No caso de republicação dos artigos em outros veículos, recomenda-se a menção à primeira publicação em Revista de Ciências Humanas.
Política de Acesso Livre – A RCH é publicada sob o modelo de acesso aberto sendo, portanto, livre para qualquer pessoa ler, baixar, copiar e divulgar.
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons
.